As 7 espécies homo próximas a humanos presentes que existiam na Terra

Aqui temos uma lista das sete espécies homo mais interessantes que existiram na Terra. A única espécie deixada na raça humana é o nosso ancestral Homo Sapiens.

As 7 espécies homo próximas a humanos presentes que existiam na Terra

A Terra tem uma história de 4,6 bilhões de anos. No entanto, o Homo sapiens (humanos modernos) só evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrás. Os humanos evoluíram dos hominídeos da família (grandes macacos) que existem na Terra há cerca de 20 milhões de anos. Com o tempo, diferentes espécies humanas com características distintas existiram na Terra, mas nem todas as espécies de humanos sobreviveram à jornada, com muitos deles se tornando extintos. A única espécie humana que resta é o Homo sapiens.

A ideia de seres humanos ligados aos macacos veio depois da publicação de A Origem das Espécies, de Charles Darwin, em 1859. Ele foi o primeiro a apontar que todas as espécies emergiram de uma anterior. Mais tarde, dois cientistas, Thomas Huxley e Richard Owen, apoiaram-no. Huxley publicou um livro em 1863 intitulado Evidence a Man’s Place in Nature. Embora os cientistas tivessem várias visões e teorias, o maior problema era a prova, porque havia falta de intermediários fósseis. Eugène Dubois descobriu o primeiro intermediário fóssil em 1891 em Trinil, nas Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia), provando que havia espécies entre humanos e macacos. Ele chamou sua descoberta de Pithecanthropus erectus ou Java Man. Fósseis adicionais foram descobertos na África em 1920 e o estudo da evolução dos humanos começou a partir daí. Aqui está a lista de sete espécies de Homo que existiram na Terra:

7. Homo Heidelbergensis

Homo heidelbergensis

O Homo heidelbergensis viveu na Terra entre 700.000 e 200.000 anos atrás. Eles emergiram da África. O macho Homo heidelbergensis tinha cerca de 5 pés e 9 polegadas (175 cm) de altura e pesava cerca de 136 libras (62kg), enquanto que a altura média feminina era de 5 pés e 2 polegadas (157cm) e com um peso de 112 libras (51kg). Eles tinham um grande estojo cerebral com uma face mais plana que os humanos de hoje. Eles foram a primeira espécie humana a se adaptar a climas mais frios e a construir seus próprios abrigos para viver. Eles também eram amplamente conhecidos por sua habilidade de caçar animais de grande porte, que não haviam sido vistos em espécies humanas antes deles.

O primeiro fóssil do Homo heidelbergensis foi descoberto em 21 de outubro de 1907 por um trabalhador na Alemanha. O operário entregou-o ao professor Otto Schoetensack, da Universidade de Heidelberg, que mais tarde identificou e nomeou o fóssil. Para saber mais sobre outras personalidades da história antiga, você pode conferir este artigo.

6. Homo Rudolfensis

Homo rudolfensis

Homo rudolfensis é outra espécie extinta que se enquadra na categoria de hominídeos. Acredita-se que eles tenham vivido entre 1,9 milhão e 1,8 milhão de anos atrás. Sua constituição física, peso e altura ainda são desconhecidos devido à escassez de fósseis cranianos.

A paleoantropóloga Meave Leakey e sua equipe anunciaram a descoberta de uma face e duas queixadas pertencentes ao Homo rudolfensis em 8 de agosto de 2012. O fóssil conhecido como KNM-ER 1470 esteve no centro de um debate sobre sua idade. Pensou-se inicialmente em cerca de três milhões de anos, mas depois isso foi corrigido para 1,9 milhão.

A diferença no crânio de outras espécies de Homo levou à criação de uma nova espécie chamada Homo rudolfensis. Existem certas características do ER 1470 que sugerem que ele não é diferente de outras espécies de Homo, como a falta de músculos pesados, as cristas de australopitecos cranianos e o osso occipital suavemente arredondado semelhante ao do Homo erectus. No entanto, outras características-chave sugerem que o Homo rudolfensis é diferente de outras espécies do Homo que possuem faces muito mais longas, sendo a parte superior mais estreita que a do meio, e com muito mais pós-caninos megadontais.

5. Homo Habilis

Homo habilis

Homo habilis foi outra espécie de hominídeos que viveu na Terra entre 2,4 e 1,4 milhões de anos atrás. O Homo habilis possuía algumas características semelhantes a macacos, como braços longos e uma face moderadamente prognata. Eles tinham uma caixa cerebral maior na faixa de 550cm a 687cm. No entanto, eles tinham um rosto menor e dentes menores. Tem havido algum debate sobre se o Homo habilis deveria ser classificado como Homo, uma vez que eles tinham muito poucas características de outras espécies de Homo, mas os cientistas descobriram que eles tinham a capacidade de usar ferramentas de pedra para vários propósitos.

Existem três fósseis chave disponíveis do Homo habilis: KNM-ER 1813, OH 24 e OH 8. O primeiro fóssil foi encontrado pelos cientistas Louis e Mary Leakey em Olduvai Gorge na Tanzânia nos anos 60. Para saber mais sobre as contribuições de personalidades da história antiga, você pode visitar este artigo.

4. Homo Floresiensis

Homo floresiensis

Acredita-se que o Homo floresiensis tenha vivido de 95.000 a 17.000 anos atrás na Indonésia. Eles eram muito pequenos em tamanho, cerca de 1 metro, com um cérebro minúsculo. Há evidências de que o Homo floresiensis fazia ferramentas de pedra e costumava caçar pequenos elefantes e grandes roedores.

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

Os principais fósseis do Homo floresiensis foram encontrados em 2003 na Indonésia e foram nomeados LB-1. A cabeça feminina era um terço do tamanho de um cérebro humano moderno. Talvez seus pequenos corpos lhes permitissem sobreviver na pequena ilha com recursos limitados. Para mais informações sobre as contribuições de personalidades da história antiga, você pode conferir este artigo.

3. Homo Erectus

Homo erectus

O Homo erectus é uma espécie extinta de humanos primitivos que viveu durante todo o período do Pleistoceno de cerca de 1,9 milhões de anos a mais recentemente, 143.000 anos atrás. O primeiro fóssil de Erectus foi descoberto em Java (atual Indonésia) no início da década de 1890 por Eugène Dubois. O estudo do fóssil provou que o Homo erectus se originou na África e se espalhou pela Índia, China, Geórgia e Java.

Homo erectus eram geralmente na faixa de 4 pés e 9 polegadas a 6 pés e 1 polegada com um peso de cerca de 88 a 150 libras. Sua altura e peso eram diferentes dos fósseis encontrados em outras partes do mundo. Os fósseis da África tinham um tamanho corporal maior do que os da Indonésia, China e Geórgia. Suas pernas alongadas e braços curtos os ajudavam a subir nas árvores com facilidade e a correr mais rápido que os seres humanos modernos. Para saber mais sobre os deuses gregos antigos, você pode visitar este artigo.

2. Homo Neanderthalensis

Homo neanderthalensis

Neandertal é uma espécie extinta de humanos com a semelhança mais próxima aos humanos modernos. Apenas 0,12% de seu DNA é diferente dos humanos modernos. Acredita-se que o neandertal existiu de cerca de 600.000 a 30.000 anos atrás e viveu em toda a Europa e sudoeste até a Ásia central. Eles tinham a maioria das características dos humanos modernos, usavam ferramentas diferentes para caçar e usavam objetos ornamentais simbólicos. Há evidências de que eles costumavam enterrar seus mortos com oferendas como flores. Descobriu-se que algumas espécies humanas anteriores também se envolveram nesse comportamento simbólico.

Um estudo indicou que o Neandertal e o cérebro humano moderno eram semelhantes ao nascimento. No entanto, na idade adulta, seus cérebros se tornaram maiores. Eles eram mais fortes do que os humanos modernos, com um enorme tamanho corporal: masculino (164-168cm) e feminino (156-158cm).

1. Homo Sapiens

Homo sapiens

A maioria das espécies hominídeas que existiam na Terra tornou-se extinta durante as mudanças climáticas, mas o Homo sapiens sobreviveu e se tornou o ancestral dos humanos modernos. Os Homo sapiens viviam juntos, caçavam comida e evoluíam de tal forma que podiam lidar com as mudanças climáticas que ocorriam. Além da caça, eles descobriram como propagar certas plantas e como criar animais, o que mudou a história para sempre. Logo, eles aprenderam a produzir mais comida e ingeriam uma variedade de animais e plantas. Seu controle sobre o fogo e sua tendência a viver em grupos maiores também levou à criação de melhores abrigos.

Os cientistas descobriram vários fósseis que sustentam fortes evidências do Homo sapiens. Os mais antigos fósseis conhecidos foram descobertos em Herto, na Etiópia. Pesquisadores da Universidade da Califórnia encontraram os crânios de dois adultos e uma criança, que viveram cerca de 160.000 a 40.000 anos antes dos tempos modernos. Para saber mais sobre as contribuições de personalidades da história antiga, você pode visitar este artigo. Além disso, se você estiver interessado em ferramentas de pedra, você pode encontrar uma variedade de opções neste link.

Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00