10 deuses hindus
Top 10 deuses hindus que são elogiados pelos hindus ao redor do mundo. Os três trindade delita Bharma, Vishnu e Shiva.
A religião é uma expressão da busca da humanidade por uma imagem completa do universo. O desejo inerente de entender o mundo, o karma, a existência e o tempo é a principal razão por trás da religião e da adoração de um ser supremo. O hinduísmo é uma das religiães mais antigas do mundo e também a terceira maior. Existem muitos deuses e deusas no hinduísmo; seu número exato não pode ser determinado. Enquanto diferentes formas de divindades são adoradas, acredita-se que todos os devotos estão realmente adorando um ser supremo.
10. Indra
Indra é o rei do céu e o líder dos Devas. Ele é o deus da chuva. Airavat, um elefante branco auspicioso, é seu veículo ou vahan. Outro de seus veículos é uma carruagem puxada por 10.000 cavalos. Sua arma, representando tanto um diamante quanto um raio, é chamada de vajra. Ele é filho de Aditi e do sábio Kashyap. Indra é uma das divindades mais importantes, muitas vezes mostrada como um deus astuto, enviando obstáculos no caminho dos devotos, especialmente os Asuras, com o objetivo de arruinar os esforços das pessoas para agradar os deuses. Indra significa força e coragem.
9. Hanuman
Hanuman, também conhecido como o deus macaco, é o filho da divindade do ar, Pawan ou Vayu. Ele também é um dos oito imortais conhecidos como Astachiranjiwi. Acredita-se que um jovem Hanuman tentou engolir o sol. Devido à sua natureza maliciosa, seus poderes foram restringidos até que ele conheceu Ram. Depois de conhecer Ram, Hanuman tornou-se um devoto fiel, desempenhando um papel central no épico Ramayana. Ele foi um dos mais fortes aliados de Ram que incendiou Lanka (o reino do grande rei Ravan). Hanuman é famoso por ter salvado o irmão de Ram, Lakshman, carregando uma montanha inteira de sanjiwani buti, uma erva salva-vidas. Por todas estas razões, ele é o símbolo do poder da devoção.
8. Harihara
Harihara é a incorporação combinada de duas divindades hindus supremos. Hari significa Vishnu e Hara significa Shiva. Por causa dessa fusão, Harihara é seguido por ambos os devotos de Vishnu e Shiva como a forma do deus supremo. Harihara, portanto, mostra a importância de todos os deuses como o poder supremo no universo. A iconografia de Harihara é dividida em duas metades. Uma metade representa Shiva segurando o trishul, um tambor e um cervo. A outra metade representando Vishnu tem a concha e o chakra.
7. Kumar Kartikeya
Kumar é um deus guerreiro hindu. Ele também é conhecido pelos nomes Kumar Kartikeya ou Kartikeya. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati. Um dos principais objetivos de seu nascimento foi matar o demônio Tarkasur. Por causa disso, ele foi criado pelos Kirtikas, longe de seus pais para protegê-lo das tentativas de Tarkasur de matá-lo. Depois de alcançar seus poderes, Kumar foi apontado como o comandante-chefe dos Devas na batalha contra Tarkasur. Devido à sua coragem e habilidade, Kumar foi oferecido a posição do rei do céu, mas ele recusou isso, considerando que seu papel como comandante-chefe era mais importante. Seu veículo é o pavão.
6. Krishna
Krishna, também conhecido pelos nomes Shri Krishna, Vasudeva, Govinda, Gopal e Madhusudan, é a oitava encarnação de Vishnu e um dos mais célebres filósofos e guerreiros do hinduísmo. Ele era o filho de Basudev e Devaki. Ele estava destinado a matar seu cruel tio Kansa, rei de Mathura. Ele foi criado por seus pais adotivos Yashoda e Nanda em Gokul para mantê-lo a salvo das tentativas assassinas de seu tio. O festival Krishna Janmastami é comemorado para marcar seu nascimento. Krishna é também uma das figuras centrais no épico Mahabharata. Na Batalha de Kurukshetra, ele jurou não usar nenhuma arma, mas se ofereceu para ser o cavaleiro de Arjuna. Foi durante essa batalha que Arjuna se deparou com o dilema de lutar contra seus parentes, e Krishna lhe deu o conhecimento do Gita para ajudar.
Veja também:
Top 10 Deuses Gregos Antigos
5. Ram
Ram, o filho mais velho de Kaushalya e Dasharatha e governante do reino de Ayodhya, é a sétima encarnação de Vishnu. Ele também é conhecido como Ramchandra / Rama. O festival de Ram Nawami é comemorado para marcar seu nascimento. Ram é o protagonista central do épico Ramayana. Kaikeyi, uma de suas madrastas, queria que ele fosse exilado para que seu filho pudesse ser o próximo rei, então Ram foi enviado para o exílio com sua esposa Sita e seu irmão Lakshman por 14 anos. Consumido por desejos e luxúria malignos, Ravan, o rei de Lanka, sequestrou Sita durante o exílio. Isso eventualmente levou à guerra durante a qual Ram derrotou Ravan.
4. Ganesh
Ganesh, o deus elefante, é uma das mais importantes divindades hindus. Ele é o segundo filho de Shiva e Parvati, e irmão mais novo de Kumar. Ao realizar qualquer puja ou ritual, ele é o primeiro deus a ser adorado. Devido a um mal-entendido, onde Shiva não sabia que Ganesh era seu filho, ele cortou a cabeça de Ganesh com raiva. Mais tarde, uma cabeça de elefante foi colocada em Ganesh e ele foi ressuscitado, também sendo concedido o poder do primeiro deus em ordem de importância. Mushak, o rato, é o seu veículo. Ganesh é freqüentemente associado com Mangal ou Marte e boa sorte.
3. Vishnu
Vishnu, o protetor do universo, é um dos deuses da trindade do hinduísmo, juntamente com Brahma e Mahesh. Ele também é conhecido como Narayan e Hari. Antes do universo ser criado, acredita-se que Vishnu estava dormindo em um vasto mar de nada. Vishnu é famoso por suas encarnações conhecidas como avatares. Sendo o protetor do universo, suas encarnações são responsáveis por proteger o mundo dos poderes do mal e manter a paz e a ordem. Vishnu encarnou nove vezes. As pessoas acreditam que sua décima encarnação, Kalki, chegará perto do fim do mundo. Garuda, o pássaro mitológico, é seu veículo. Vishnu reside em Vishnuloka.
2. Brahma
Brahma, também um dos deuses da trindade do hinduísmo, é o criador do universo. Ele é frequentemente retratado como o deus de quatro cabeças, representando quatro direções. Acredita-se que Brahma tenha, de fato, cinco cabeças. Por causa do orgulho da quinta cabeça, foi cortado por Shiva. Enquanto o próprio Brahma é o criador do universo, ele evoluiu da flor de lótus no umbigo de Vishnu. O cisne ou o ganso é o seu veículo. Brahma reside em Brahmaloka.
1. Mahesh (Shiva)
Mahesh, o destruidor do universo, é também um dos deuses da trindade do hinduísmo. Ele é popularmente conhecido como Shiva, Ashutosh e Mahadev. Ele é o único deus da trindade que reside na Terra em Kailash. Mahesh é mostrado como um marido e pai amoroso, e um iogue em suas formas benignas, enquanto em suas encarnações ferozes ele é visto como o destruidor, matando demônios e Asurs. Shiva, também o deus guardião da meditação, yoga e arte, é decorado com o rio sagrado, o Ganga e a lua serena, o Chandra , em sua cabeça. Ele é considerado um deus muito simples adorado na forma de Lingam.
Conclusão
Os deuses no hinduísmo podem ser analisados como um conjunto de divindades funcionais, sendo a trindade a mais popular. Cada deus possui um propósito e poder específicos. Por exemplo, Indra é o deus da chuva; Kumar é o comandante em chefe; os deuses da trindade são o criador, protetor e destruidor; e outros representam diferentes aspectos funcionais dos deuses. Dependendo da hora e do local, a popularidade das divindades pode variar. Enquanto seus rostos e poderes podem ser diferentes, todos eles desempenham um papel importante na criação, proteção, destruição e continuação do universo.