10 magníficos exemplos da arquitetura grega antiga

Top 10 Arquitetura Grega Antiga magnífica que ainda é adorada por várias arquiteturas ao redor do mundo.

10 magníficos exemplos da arquitetura grega antiga

Os gregos dominaram o mundo da arquitetura produzindo muitas estruturas notáveis, e diz-se que o povo helênico trouxe o céu à terra através dessas magníficas peças que incluem os grandes templos construídos em nome dos deuses gregos. Usando uma combinação de criatividade e intelecto, os gregos produziram muitos edifícios públicos de grande valor arquitetônico. O período helenístico forneceu algumas das melhores e mais distintas estruturas na forma de templos, teatros e estádios que antes eram as principais características das cidades e vilas antigas. A simplicidade, a harmonia e a perspectiva da arquitetura grega também foram a base da arquitetura romana. Os arquitetos gregos da antiguidade lutaram pela excelência e precisão que, de fato, são as marcas da arte grega. Para mais informações sobre este incrível estilo de arquitetura, leia sobre as 12 Esculturas Gregas da Grécia Antiga:

1. Templo de Zeus Olímpico, Atenas

Templo de Zeus Olímpico, Atenas

O Templo de Zeus Olímpico foi dedicado ao Zeus “olímpico”. Também é conhecido como o Olympieion ou Columns of the Olympian Zeus. É um antigo templo colossal no centro da capital grega, Atenas. A construção do templo começou no século 6 por Peisistratos, mas o trabalho foi interrompido por razões desconhecidas. Foi dompletada sob o reinado do imperador romano Adriano em 131 dC, 638 anos após o início do projeto.

2. Parthenon, Acrópole

Parthenon, Acropolis: arquitetura grega antiga

Um dos edifícios mais influentes da história grega, o Parthenon, fica no topo da cidadela da Acrópole. Foi dedicado à deusa da sabedoria e patrona dos atenienses, Atena. O Partenon foi inicialmente construído como uma celebração e graças aos deuses pela vitória helênica sobre os persas, mas também permanece como um símbolo duradouro da democracia ateniense, da Grécia antiga e da civilização ocidental. Tem servido muitos papéis ao longo do tempo, a partir de uma igreja dedicada à Virgem Maria na década final do século VI a uma mesquita após a conquista otomana no início da década de 1460.

A construção deste edifício começou em 447 aC, quando o Império Ateniense estava no auge. Considerado o edifício sobrevivente mais significativo da Grécia antiga, diz-se que o Parthenon é o pináculo da ordem dórica. Suas esculturas e obras de arte pertencem ao topo da arte grega. O Partenon foi o substituto do pré-Partenon, um antigo templo de Atena que possivelmente foi destruído em 480 aC durante a invasão persa. Além disso, como outros templos gregos, também servia como tesouraria da cidade.

3. Odeon de Herodes Atticus, Acrópole

Odeon de Herodes Atticus, Acrópole

Desde os tempos antigos, o teatro tem sido uma parte significativa da cultura grega. O Odeon de Herodes Atticus é uma estrutura de teatro de pedra na encosta sudoeste da Acrópole, em Atenas, na Grécia. O magnata ateniense Herodes Atticus construiu a estrutura em memória de sua esposa, Aspasia Annia Regilla. Era um teatro íngreme que tinha uma parede frontal de três andares e um telhado de madeira feito de cedro libanês caro.

O teatro foi palco de grandes shows de música e teve uma capacidade de 5.000. Recuperou sua antiga glória na década de 1950, quando as áreas do palco e dos assentos foram reconstruídas usando mármore pentélico. O local tem sido palco de uma variedade de apresentações gregas e internacionais.

4. Templo de Hera, Olympia

Templo de Hera, Olympia

O antigo templo grego arcaico, dedicado à rainha das deusas gregas, Hera, foi construído em 590 aC. O templo foi inicialmente acreditado para ter sido construído a partir de madeira que mais tarde foi substituído por pedra. Um dos mais antigos templos da Grécia, foi dedicado exclusivamente a Hera com outro templo para Zeus construído nas proximidades. Construído seguindo a estética da arquitetura dórica, o templo tinha 16 colunas. A bela Casa de Hera foi destruída por um terremoto no século IV dC Durante o processo de escavação no local do templo, uma cabeça de mármore de Hera foi descoberta junto com uma estátua de Hermes pelo escultor Praxiteles. A estátua agora está alojada no museu arqueológico de Olímpia.

Além disso, é no altar do Templo de Hera que a chama olímpica é acesa e levada para todas as partes do mundo durante os Jogos Olímpicos, tornando as ruínas um símbolo dos maiores jogos do mundo. O templo, perto do estádio, era protegido por uma parede do terraço.

Os historiadores dizem que o templo original provavelmente era composto por uma sala e um corredor, aos quais outras coisas foram lentamente adicionadas. Sob o controle romano, o templo foi transformado em uma espécie de museu para abrigar tesouros preciosos. Enquanto a parte inferior foi feita de calcário, a parte superior foi feita de tijolos de barro e telhas de terracota também foram utilizados. Toda a estrutura era então composta de três salas, duas das quais continham as estátuas de Zeus e Hera.

5. Templo de Ártemis, Corfu

Templo de Artemis, Corfu

O templo foi construído na antiga cidade de Korkyra em Corfu, que fica nos subúrbios da moderna cidade de Garitsa. Foi o primeiro a ser construído em pedra no estilo dórico. Construído em 580 aC, o templo mediu 49m por 23,46m e foi o maior templo do seu tempo. Dos exemplos encontrados nas ruínas do templo, pode-se ver que a metope do templo foi decorada com esculturas de Aquiles e Memnon. Sua magnificência e autenticidade tornaram um marco na arquitetura grega antiga. O templo também é contado entre as 150 obras-primas da arquitetura ocidental.

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

A parte da frente e de trás do templo é composta por dois frontões, dos quais apenas o ocidental sobrevive em boas condições, enquanto o frontão oriental está fragmentado. Os frontões eram idênticos, decorados com figuras míticas e esculpidos em alto relevo. Este templo foi provavelmente o primeiro exemplo conhecido de um frontõ decorado na Grécia. De acordo com o New York Times, os frontões foram descritos como “o melhor exemplo de escultura de templo arcaico existente”. A construção do templo também influenciou o projeto de uma antiga estrutura de santuário encontrada em St. Omobono, na Itália.

6. O Grande Teatro de Epidauro

O grande teatro de Epidauro

Em termos de acústica e estética, esse antigo teatro é considerado o teatro perfeito de todos os tempos, contendo um auditório, um palco e uma área orquestral. Segundo o viajante grego e geógrafo, Pausanias, Polykleitos, o Jovem, estava por trás da construção deste belo teatro simétrico. O teatro era grande o suficiente para acomodar entre 13.000 e 14.000 pessoas. Não só hospedou canto, música e jogos dramáticos, mas também incluiu a adoração do deus da medicina, Asclépio. O local foi, portanto, usado para curar pacientes, pois acreditava-se que assistir a um drama encenado teve um efeito positivo na saúde física e mental.

Como muitos outros teatros gregos, não foi modificado durante a era romana, e ainda hoje mantém um sentimento distintamente helênico. Em 1955, foi criado um evento anual para a apresentação de um drama antigo chamado Festival de Epidauro, que ainda acontece durante os meses de verão todos os anos.

7. Templo de Apolo, Delphi

Templo de Apolo, Delphi

No auge de Delfos, o Templo de Apolo foi a estrutura mais proeminente já construída, e suas ruínas remontam ao século IV aC. Era uma estrutura imponente da ordem dórica e sofreu muitas encarnações turbulentas antes de cair em ruínas. O Templo de Apolo em Delfos foi construído pela primeira vez por dois proeminentes arquitetos Trófonos e Agamedes durante o século VII aC. Ele pegou fogo durante o sexto século após o qual foi reconstruído e recebeu o nome do Templo de Alcmeonidae em homenagem à nobre família ateniense que assumiu sua reconstrução com fundos doados de toda a Grécia. O templo tinha seis colunas na frente e 15 nas laterais.

Infelizmente, este templo foi novamente destruído em 373 aC por um terremoto e em 330 aC foi reconstruído pela terceira vez. Os arquitetos corintianos Spintharos, Xenodoros e Agathon supervisionaram sua construção. As belas esculturas que embelezam o frontão foram obra dos escultores atenienses Praxis e Androsthenes. Embora muito pouco se saiba sobre o interior, as fundações do templo incluem várias colunas dóricas de pedra porosa e calcário.

8. Stoa de Attalos, Agora

Stoa de Attalos, Agora

A maravilha arquitetônica, a Stoa de Átalo, foi construída como um presente para Atenas em troca da educação que Attalos recebeu lá. Foi construído pelo rei Attalos II de Pérgamo, que governou entre 159 aC e 138 aC. Pertencente à era helenística, a Stoa de Átalo era mais elaborada e maior que as construções anteriores da antiga Atenas.

Medindo 115 por 20 metros (377 por 66 pés), foi construído a partir de mármore e calcário pentélico. O edifício é um trabalho hábil que combina várias ordens arquitetônicas. A ordem dórica, que sem dúvida dominava a arquitetura grega, era usada no térreo para a colunata exterior e combinada com o estilo iônico da parte interna da colunata. A colunata exterior no primeiro andar era iônica e o interior era Pergamene. Cada história continha 21 salas alinhadas na parede oeste e dois corredores. As escadas levavam à segunda história em cada extremidade do stoa.

Destruído pela tribo germânica, os Heruli, em 267, seus restos mortais se tornaram uma muralha fortificada até serem totalmente reconstruídos entre 1952 e 1956.

9. Templo de Hefesto, Agora

Templo de Hefesto, ágora

Uma obra de arquitetura dórica e clássica, o Templo de Hefesto é um antigo templo grego bem preservado. Sobrevivendo à devastação do tempo, ela permanece exatamente como foi construída em 415 aC. Construído dois anos antes do Parthenon, o templo tem vista para a cidade de Agora. Foi dedicado ao deus do artesanato, metalurgia e fogo, Hefesto, e também foi chamado Theseum e serviu como um santuário dedicado ao herói Teseu. O edifício é feito de mármore pariano e pentélico. As dimensões do templo de norte a sul são 13.708m e leste a oeste, 31.776m. Tem seis colunas de leste a oeste (o lado mais curto) e 13 colunas de norte a sul (o lado mais longo). As quatro colunas nos cantos são contadas duas vezes.

O templo serviu vários papéis diferentes. Do século VII ao ano de 1834, serviu como a Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge Akamas. No início do século 19, esse templo que virou igreja tornou-se um local de sepultamento para muitos protestantes e aqueles que perderam suas vidas durante a Guerra da Independência Grega em 1821. Nos anos 1930, tornou-se um museu e desde então foi restaurado para sua igreja. glória grega original.

10. Erechtheion, Acrópole

Erechtheion, Acrópole

Este templo foi construído entre 421 e 406 aC pelo grande arquiteto Mnesicles. O templo recebeu esse nome de um santuário dedicado ao herói grego Erichthonius, que foi mencionado na Ilíada de Homero como um grande rei e governante de Atenas. Acredita-se que ele está enterrado nas proximidades. Phidias, que também trabalhou no Partenon, foi contratado por Péricles como escultor e pedreiro para este grande projeto.

Dizem que o antigo templo substituiu o templo Peisistratid, que ficava em Athena Polis e foi destruído em 480 aC pelos persas. O templo foi localizado em uma colina e foi construído a partir do mármore retirado do Monte. Pentelikon e mármore preto de Eleusis. Tinha portas esculpidas e colunas lindamente decoradas.

Conclusão

Essas maravilhas da arquitetura grega dominaram nossa visão da Grécia antiga, já que sua beleza e sua história convincente podem ser vistas pelos visitantes ainda hoje. Os antigos gregos foram considerados o berço da civilização com a arte no centro de suas realizações. Embora a maioria de seus prédios históricos tenha caído em ruínas, essas ruínas continuam a falar de sua grande importância.

[product asin=”B07QY8XYBB”]

Para saber mais sobre a influência da Grécia Antiga na Literatura e na Educação, você pode conferir nosso artigo.

Se você está interessado em arte grega, há várias opções disponíveis.

Além disso, para entender melhor a Democracia Ateniense, que foi um marco na história, não deixe de ler nosso artigo.

Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00