10 excelentes navios de guerra da Primeira Guerra Mundial
Leia quais foram os maiores navios de guerra da Primeira Guerra Mundial. Aprenda também fatos fascinantes sobre eles.
“A guerra faz boa história, mas a paz é má leitura.” – Thomas Hardy
E, ironicamente, é verdade. Embora a guerra possa representar um período horrível na história da humanidade, ela também nos permite aprender sobre vários princípios, estratégias e consequências que ocorrem durante o curso do conflito e como trazer a paz. Outro aspecto importante da guerra é o avanço tecnológico das máquinas e o rápido avanço das armas, o que ajuda a manter a vida mesmo em tempos de paz. E se acontecer de você ser um fã de todos os tipos de máquinas de guerra legais, este artigo definitivamente vai despertar seu interesse. É sobre os diferentes tipos de navios de guerra que foram usados na Primeira Guerra Mundial e os 10 melhores entre eles!
A Primeira Guerra Mundial, ou a Grande Guerra como também é conhecida, foi o primeiro conflito a envolver muitos países, com muitas baixas e muitas consequências em todo o mundo. Do avanço tecnológico ao avanço militar, nenhuma pedra foi deixada de lado para garantir a vitória nesta imensa guerra. Embora o lema “a necessidade é a mãe da invenção” seja certamente verdade em tempos de crise, também é verdade que a engenhosidade humana não conhece limites quando se trata de projetar máquinas de guerra. E encouraçados são uma parte importante disso. Afinal, as batalhas navais eram um aspecto crucial da Primeira Guerra Mundial e poderiam levar a vitórias rápidas.
Visão Geral do Batalhão da Primeira Guerra Mundial
Muitos grandes navios de guerra estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial, como o HMS Canopus e o HMS Colossus, por exemplo, e enquanto muitos se perderam no tempo, alguns foram melhorados e se tornaram famosos por si mesmos. Esses navios continuarão a figurar na história da guerra com o passar do tempo. Havia um total de 21 navios aliados contra 16 navios das Potências Centrais, o que mostra até que ponto os navios de guerra evoluíram de seus projetos anteriores.
Existem muitos encouraçados e cruzadores pertencentes a outros países que não mencionamos aqui, mas que desempenharam um papel não menos importante na Grande Guerra. Estes incluem navios de guerra japoneses e alemães que não são mencionados devido à falta de informações sobre eles. Enquanto muitos navios de guerra não fizeram o corte, os 10 encouraçados listados aqui são suficientes para uma visão abrangente. Então, sem mais delongas, vamos discutir os 10 melhores navios de guerra da Primeira Guerra Mundial e seus papéis e especificações:
10. Ammiraglio di Saint Bon
Encouraçado: Italiano Regia Marina
Construído: 1890s
Um dos navios pré-dreadnought classificados na Marinha italiana, pouco antes da Grande Guerra começar, o Ammiraglio di Saint Bon é definitivamente um navio de guerra a ser lembrado. Isso levou a algumas vitórias muito importantes na guerra ítalo-turca e se manteve no ataque contra o Império Otomano, levando à criação do estado da Líbia. Ele tinha dimensões gigantescas: um volume de 10.700 toneladas, 367 pés de comprimento, um feixe de 69 pés de altura e um calado de 25 pés. Era totalmente capaz de transportar mais de 500 oficiais da marinha e poderia chegar facilmente a uma velocidade de 18 nós. Sendo um navio de guerra bem estabelecido, o seu design incluía um amplo espaço para o arsenal e garantiu que poderia haver muitos conjuntos de armas na sua frente e nas costas, juntamente com a presença de tubos de torpedos que poderiam destruir um navio inimigo abaixo da linha de água.
9. HMS Barham
Encouraçado: Royal Navy (Reino Unido)
Construído: 1910s
Este encouraçado é o material da lenda. Construído para derrotar a excelência alemã e consolidar a presença dos britânicos no combate naval, este navio é um famoso veterano da Primeira Guerra Mundial. Era uma classe de navios da Rainha Elizabeth e tinha seis similares. Com mais de 24 caldeiras, este navio ergueu a cabeça como um dos navios mais rápidos e fortes da marinha. Com uma velocidade máxima de 24 nós, várias armas e uma torre especial de duas metralhadoras, este navio era nada menos que uma ameaça aos seus inimigos. Poderia transportar uma tripulação de 1.000 e logo depois de receber torpedos, o HMS Barham provou seu valor na famosa Batalha da Jutlândia.
8. Benedetto Brin
Encouraçado: Italiano Regia Marina
Construído: 1899 a 1905
Embora tivesse uma curta vida operacional, o Benedetto Brin certamente saltou de cabeça para a Primeira Guerra Mundial. Um navio de guerra pré-dreadnought da classe Regina Margherita, foi projetado para conflitos de águas abertas e deu prioridade à velocidade de proteção. Tinha armamento suficiente para compensar sua falta de proteção e fez um inimigo formidável em alto mar. No entanto, sua perda prematura foi causada por uma explosão a bordo durante a sua implantação em Trípoli, que foi provavelmente causada por sabotagem.
Veja também:
7. Caio Duilio
Encouraçado: Italiano Regia Marina
Construído: 1912
Um dos raros navios de guerra que resistiram ao teste do tempo, o Caio Duilio não só sobreviveu a ambas as guerras mundiais, mas também à Guerra Fria. Com suas capacidades de classe dreadnought, este navio poderia se manter em um conflito. Com cinco torres e mais de 2.000 homens a bordo, este encouraçado manteve principalmente patrulhas. No entanto, o inimigo foi cauteloso sobre o envolvimento, então este encouraçado não conseguiu ver muita ação na guerra, mas foi definitivamente uma grande defesa para a Marinha italiana.
6. FS Bouvet
Encouraçado:
Construído: 1912
Uma das estrelas da Marinha francesa, o Bouvet desempenhou um papel crucial na Primeira Guerra Mundial, mas infelizmente foi gravemente danificado e afundou perto do Dardanelos em março de 1915. Um dos principais navios de guerra de fronteira de seu tempo, o Bouvet foi o orgulho da Marinha francesa até que foi rebaixado para um navio de guerra pré-dreadnought. No entanto, com uma superestrutura de ponte forte e mastros gêmeos, não foi menos formidável do que outros navios de guerra. Tinha torres de perfil baixo e com uma única metralhadora na frente e nas costas. Lutou contra os turcos até que foi afundado por minas.
5. Giulio Cesare
Encouraçado: Italiano Regia Marina
Construído: junho de 1910
Um dos encouraçados mais intrigantes e confiáveis da história, o Giulio Cesare teve uma história bastante interessante na Primeira Guerra Mundial, antes de ser repassado aos soviéticos pelos italianos. Com um total de 31.000 cavalos disponíveis a partir de seus motores, você pode entender bem a força do encouraçado. Com uma tripulação de 1.000 e uma infinidade de torretas e torpedos, este navio desempenhou um papel crucial na Primeira Guerra Mundial.
4. HMS Agamenon
Encouraçado: Royal Navy (Reino Unido)
Construído: 1908
Este foi o último dos encouraçados britânicos pré-dreadnought antes que os navios se tornassem obsoletos, e se tornou uma das naves estelares que participaram das grandes batalhas navais da Primeira Guerra Mundial. Talvez o navio pudesse ter sobrevivido se tivesse sido tecnicamente mais avançado e atualizado para a classe dreadnought, mas com sua velocidade de quase 19 nós, ainda era capaz de bombardear a costa turca e sobreviver a vários ataques de obuses, mantendo sua tripulação segura até o armistício.
3. HMS Agincourt
Encouraçado: Royal Navy (Reino Unido)
Construído: 1910
Um dos principais encouraçados de batalha de classe dreadnought, o HMS Agincourt definitivamente satisfez sua reputação. Inicialmente destinado ao Exército Brasileiro, foi enviado ao Império Otomano antes que a Marinha Real finalmente o comprasse e o mantivesse em uso ativo. Com a perfeita combinação de velocidade e segurança, este navio era garantido como um dos principais competidores em uma batalha naval. Foi envolvido em controvérsia desde o início, quando os britânicos o tiraram de um inimigo em potencial como os turcos, apesar de já terem pago por isso. Isso não agradou aos turcos e garantiu que eles se juntassem aos Poderes Centrais.
Havia mais de sete torres no navio e uma arma de habilidade especial de alta classe. Ele tinha uma boa velocidade de 22 nós e também poder de fogo suplementar e torpedos. Ele lutou na famosa Batalha da Jutlândia, onde ajudou os Aliados a darem um passo à frente e velejar para a vitória.
2. HMS Incansável
Encouraçado: Royal Navy (Reino Unido)
Construído: 1907
Um dos navios clássicos de cruzadores de navio de guerra na história marítima anterior à Primeira Guerra Mundial, o HMS Indefatigable definitivamente viveu até o seu nome! A HMS Incansável não teve escrúpulos em sacrificar seu revestimento de proteção fortemente blindado em favor de altas velocidades, levando à formação da categoria de navio de guerra cruiser. Com um alcance de 7.000 milhas náuticas e mais de 25 nós, o navio definitivamente não era de subestimar. Com dois mastros principais e duas superestruturas de casco, transportava uma tripulação de 800 marinheiros, embora outros 200 pudessem ser facilmente acomodados durante a guerra. Um sucessor da famosa classe Invincible, a classe Indefatigable foi definitivamente um dos principais navios de guerra disponíveis. Ele operou no Mediterrâneo e deixou sua marca na Batalha de Dardanelos antes de ser perdido durante a Batalha da Jutlândia. Apenas dois tripulantes sobreviveram àquele terrível ataque.
1. HMS Bellerophon
Encouraçado: Royal Navy (Reino Unido)
Construído: 1907
Um dos principais participantes da famosa Batalha da Jutlândia, o HMS Bellerophon foi um dos navios mais rápidos da Marinha Real Britânica. Principalmente inspirada pelos avanços tecnológicos dos alemães, a HMS Bellerophon pertencia a uma classe de navio que revolucionou a guerra naval e possuía capacidades superiores à classe normal de dreadnought. Aumentou o poder frontal de suas armas auxiliares, melhoria na armadura e um aumento no número de torpedos que um navio de guerra poderia carregar. A HMS Bellerophon corajosamente protegeu importantes rotas de navegação comercial e tentou, tanto quanto possível, danificar a frota alemã para limitar seu ataque. Mais tarde, após esta batalha, continuou a patrulhar os mares, certificando-se de que o inimigo estava contido. Também levou alguns membros conhecidos da Marinha e do Almirantado durante seu tempo.
Conclusão
Enquanto o conflito no mar pode não ser um belo pedaço da história, sua importância como ponto de referência para futuros conflitos não pode ser subestimada. Estes navios de guerra foram projetados exclusivamente para uso durante a guerra e muitos homens se orgulhavam de servir neles. Hoje em dia, podemos aprender sobre os diferentes tipos de navios de guerra através de exercícios amigáveis de águas abertas. Então, deixe que estes grandes navios e sua rica história alimentem sua imaginação enquanto contemplam sua glória.