10 Invenções e Descobertas Sumerianas
Sumério inventou as coisas básicas que tornaram a vida mais fácil na terra, como sabonetes, métodos de irrigação, tempo. Saber mais!
Todos pensamos em fazer algo pelo qual seremos lembrados, e é exatamente o mesmo para as civilizações antigas que nos trouxeram muitas invenções e inovações. Os sumérios da antiga Mesopotâmia não foram exceção e inventaram muitas coisas que fazem parte de nossa vida diária hoje, da matemática ao armamento. Então, vamos dar uma olhada no legado que os antigos sumérios deixaram para trás:
1. Fabricação de cobre
O cobre foi o primeiro metal não precioso usado pela primeira vez pelos sumérios, e em algum lugar por volta de 5000 aC eles desenvolveram a capacidade de fabricá-lo. A descoberta desse processo é uma das maiores invenções da Mesopotâmia, que também ajudou no crescimento de várias cidades como Uruk, Sumer, Al’Ubaid e Ur. No início, o cobre era usado para fazer pontas de flechas, lâminas de barbear, arpões e outros objetos pequenos, mas com o passar dos anos, os sumérios também começaram a fazer jarros de cobre, vasos e formões. Os objetos que eles fizeram exibiram a excelente habilidade dos sumérios. O alívio Imdugud de 3100 aC é um ótimo exemplo de artesanato em cobre. Descoberto em al’Ubaid, ele descreve uma águia com uma cabeça de leão com dois veados de ambos os lados, que parecem ser segurados pela águia. O cobre foi espancado para formar as imagens dessas criaturas e depois emoldurado em madeira.
2. Jogos de Tabuleiro
O Jogo Real de Ur foi inventado entre 2600 e 2400 aC. Os restos do jogo foram encontrados por Sir Leonard Woolley no Royal Tombs of Ur, no Iraque, durante a década de 1920. Era também conhecido como o jogo de 20 praças ou o jogo egípcio Aseb. Uma das duas placas que foram escavadas é mantida no Museu Britânico em Londres.
O jogo utilizou quatro dados tetraédricos com sete marcadores e compostos de dois conjuntos, um branco e outro preto. As regras originais não são conhecidas, e o formato do jogo foi reinventado ao longo do tempo, como visto em uma tabuinha cuneiforme que remonta a aproximadamente 177 aC. Historiadores acreditam que, semelhante ao antigo jogo egípcio Senet, o Jogo Real de Ur era um jogo de corrida e possivelmente um precursor do gamão.
3. a roda
A mais antiga roda existente na Mesopotâmia pode ser datada de 3500 aC. Os sumérios primeiro usaram seções circulares de toras como rodas para transportar objetos pesados, juntando-os e rolando-os. Posteriormente, eles inventaram o trenó e depois combinaram os dois. Eventualmente, eles decidiram fazer um furo na armação do carrinho e fazer um lugar para o eixo. Agora ambas as rodas e eixos poderiam ser usados separadamente. Os sumérios perceberam que os troncos que tinham centros desgastados eram mais manejáveis e logo estes se tornaram rodas que podiam ser conectadas a uma carruagem.
4. Sistema numérico
Inventado pelos sumérios no terceiro milênio aC, esse sistema de numeração é conhecido como sistema sexagesimal. É assim chamado porque tem o número 60 como base. A matemática foi desenvolvida por necessidade. Os sumérios precisavam negociar e criar políticas de tributação, então havia uma necessidade urgente de manter registros. Atribuir símbolos a números grandes também era necessário, pois eles queriam rastrear o curso do céu noturno para preparar o calendário lunar. Eles começaram a usar um pequeno cone de barro para indicar o número 1, uma bola para 10 e um grande cone de barro para 60. Um ábaco elementar foi inventado pelos sumérios entre 2700 e 2300 aC.
5. O Veleiro
Veleiros foram inventados para expandir o comércio da Suméria. Madeira e papiro eram usados para fazer veleiros leves, de modo que era fácil para eles se moverem na água. As velas foram dadas uma forma quadrada e foram feitas de linho. Para a batalha, as plataformas foram levantadas para que as flechas pudessem ser apontadas para o inimigo com mais precisão. Esta invenção em 1300 aC mudou a face do comércio e da guerra, e os sumérios foram capazes de avançar sua economia e fornecer proteção para seu povo.
6. Roteiro Cuneiforme
Desenvolvido entre 3500 e 3000 aC, a escrita cuneiforme foi o primeiro sistema de escrita a ser desenvolvido pelos sumérios. Este estilo de escrita era em forma de cunha. Uma caneta foi usada para produzir diferentes figuras e imagens, fazendo cortes em argila macia. Descendentes dos sumérios, como os babilônios, assírios e acádios, usavam o estilo cuneiforme de escrita para manter registros. Eles começaram com um cuneiforme pictórico conhecido como proto-cuneiforme que mais tarde se tornou muito mais complexo. Símbolos para cidades, deuses, natureza, etc. eram conhecidos como determinativos e, por volta de 3000 aC, suas representações se tornaram muito mais simples. As marcas agora transmitiam a ideia de palavras em vez de sinais. Houve também uma redução no número de personagens de 1.000 para 600. Com essa redução, surgiu um estilo mais fonético. No cuneiforme arcaico, a direção da escrita era da esquerda para a direita e, gradualmente, uma caneta com ponta de cunha foi introduzida, o que dava pinceladas mais claras. As pessoas usaram o roteiro por mais de três milênios até que uma forma alfabética substituiu-o durante a era romana.
7. Código de Ur-Nammu
O Código Sumério de Ur-Nammu é a lei sobrevivente mais antiga do mundo, e uma cópia dele foi descoberta em Nippur. É o mais antigo texto legal existente e foi criado três séculos antes do Código de Hamurabi. As leis são listadas de modo que o crime seja seguido por punição, uma forma de legislar que se tornou comum com o passar do tempo. Além disso, esse código nos dá um vislumbre da estrutura societária da civilização suméria. Aqui estão algumas das leis do Código de Ur-Nammu:
- Se um homem cometer assassinato, esse homem deve ser morto.
- Se um homem cometer roubo, ele será morto.
- Se um homem cometer um seqüestro, ele deve ser preso e pagar 15 shekels de prata.
- Se um escravo se casa com um escravo e esse escravo é libertado, ele não sai da casa.
- Se um escravo se casa com uma pessoa nativa (livre), ele deve entregar o filho primogênito ao seu dono.
- Se um homem viola o direito de outro e deflora a mulher virgem de um jovem, ele deve matar aquele macho.
- Se a esposa de um homem segue após outro homem e ele dorme com ela, eles devem matar aquela mulher, mas o macho será libertado.
- Se um homem procede pela força e deflora uma escrava virgem de outro homem, esse homem deve pagar cinco shekels de prata.
- Se um homem se divorciar de sua primeira esposa, ele lhe pagará uma mina de prata.
- Se é uma (antiga) viúva de quem ele se divorcia, ele lhe pagará metade de uma mina de prata. ( fonte )
8. Monarquia
Os sumérios chamavam suas terras de “terra de pessoas de cabeça negra”. Essas pessoas com cabeças negras eram responsáveis por desenvolver o primeiro sistema dominante de monarquia. Os primeiros de seus estados precisavam de um governante para governar muitas pessoas que vivem em uma área ampla. Antes da monarquia ter surgido, os estados sumérios eram governados por sacerdotes. Os reis-sacerdotes tinham burocratas que também eram sacerdotes. Eles designaram campos para as pessoas depois de examinar a terra e também distribuíram a colheita entre eles. Eles também julgaram disputas, organizaram importantes rituais religiosos, administraram o comércio e lideraram os militares.
No entanto, havia a necessidade de uma autoridade legítima que estava além dos conceitos tribais de chefia. Portanto, os sumérios julgaram que a autoridade dos monarcas deveria basear-se na seleção divina. Mais tarde, eles começaram a acreditar que o próprio monarca era um poder divino que devia ser adorado. Desta forma, eles legitimaram a autoridade do governante que estava em uma posição dominante, ambos governando a população atual e servindo as gerações posteriores que se estabeleceram nos estados sumérios. O primeiro monarca confirmado foi Etana de Kish, que governou por volta de 2600 aC. Ele foi descrito como o homem que estabilizou a terra.
9. Astrologia e o Calendário Lunar
Os sumérios foram os primeiros astrônomos a mapear as estrelas em diferentes constelações (estas foram mais tarde observadas pelos antigos gregos). Eles também identificaram cinco planetas que eram visíveis a olho nu. Eles documentaram um conjunto rudimentar de constelações e notaram os movimentos de Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio. Além disso, eles usaram símbolos astrológicos para prever futuras batalhas e as fortunas das cidades-estados. O mês deles começou com o pôr do sol e o primeiro crescente da lua nova. Isto foi visto durante 18 horas após as 36 horas em que o crescente antigo desapareceu. O crescente era a mais fina de todas as suas formas. O dia consistiu em 12 horas e começou e terminou com o pôr do sol.
Eles também foram os primeiros a criar um calendário lunar. Fases da lua foram usadas para contar os 12 meses do ano. Os sumérios tinham duas temporadas no ano. O primeiro foi o verão que começou com o equinócio vernal e o outro foi o inverno, que começou com o equinócio de outono. Ritos do casamento sagrado foram realizados no primeiro dia do ano novo. Ao adicionar um mês extra a cada quatro anos, eles foram capazes de definir um “ano de estações” que foi diferente dos outros três anos.
10. Armas
De acordo com registros antigos, foi o povo sumério que usou armas de cobre pela primeira vez e inventaram lanças, espadas, maças, fundas e porretes. As foices eram comumente usadas em batalhas ao lado de machados e lanças. O machado encaixotado foi a arma mais influente a ser inventada pelos sumérios. Eles até usavam carruagens para a guerra, e colocar sua invenção, a roda, para usar desta maneira foi uma enorme contribuição para o mundo militar.
Além disso, você pode explorar mais sobre deuses hindus e suas histórias fascinantes.
Conclusão
Os sumérios atenderam às necessidades de seu povo inventando coisas antes que outras civilizações viessem a existir, e muitas dessas invenções, como sabão e irrigação, ainda estão em uso hoje. A invenção do calendário ainda nos ajuda a manter o controle de nossas vidas, e o desenvolvimento de armas tem sido crucial tanto na guerra quanto na manutenção da paz. Todas essas invenções resistiram ao teste do tempo e continuam a servir à humanidade milhares de anos depois.
Se você estiver interessado em saber mais sobre mitologia hindu, não hesite em explorar.
Para aqueles que buscam expandir suas experiências, considere adquirir artefatos históricos que podem enriquecer seu conhecimento.