Os 10 principais alimentos tradicionais da história chinesa
A história dos alimentos chineses remonta a cerca de 5.000 aC. Os chineses avançaram e dominaram a comida com seu próprio tipo de sistema.
A história da comida chinesa remonta a cerca de 5000 aC. Durante esse vasto período de tempo, os chineses desenvolveram sua maneira única de preparar alimentos. Suas formas de identificar ingredientes para fazer combinações perfeitas, suas técnicas de culinária em várias fases e a administração de sabores multifásicos foram desenvolvidas gradualmente. Os antigos chineses tinham uma dieta muito saudável, e a partir de evidências históricas, podemos ver que a agricultura na China parece ter começado há aproximadamente 5.000 anos. A culinária chinesa é marcada pela variedade e pela mudança. Desde a antiguidade, a comida tem estado no centro da interação social, e muitos pratos atuais com suas variedades de aroma e sabor remontam às antigas tradições culinárias chinesas. Os chineses sempre consideraram a comida como uma arte, colocando a ênfase na preparação dos alimentos e também em como são servidos. Este artigo reuniu 10 dos alimentos tradicionais mais populares da China antiga. Vamos explorar esses alimentos um por um:
10. Legumes (soja e pepino)
Não havia muitas variedades de vegetais na China antiga, mas, mesmo assim, os vegetais eram uma parte essencial da dieta das pessoas. Quando podiam pagar, comiam vegetais com o alimento básico, arroz. Os principais vegetais durante esse período foram soja e pepino, e o consumo de soja pode ser rastreado até 1000 aC, quando a soja se tornou o grão básico na China antiga. O personagem shu, que significa soja, começou a aparecer em vasos de bronze do início do período de Zhou. A soja também foi mencionada no século V aC nos Analectos de Confúcio ou Lunyu.
9. Vinho (Arroz e Milho)
A China é considerada um dos primeiros países do mundo a produzir vinho. Desde a sua introdução, o vinho não foi apenas uma bebida, mas também foi dotado de um significado espiritual e cultural, refletindo vida social e política e idéias estéticas, e surgindo na literatura contemporânea também. Durante a dinastia Shang (séculos XVI a XI aC), as pessoas começaram a beber vinho e usaram-no para adorar os deuses; O vinho de arroz amarelo é considerado o primeiro deste tipo. Supõe-se que todas as outras variedades de vinho tenham sido desenvolvidas após as dinastias Han (206 aC-220 aC) e Tang (618 aC – 907 aC). Anos mais tarde, o vinho painço foi introduzido e foi um grande sucesso, ainda mais popular que o chá.
8. Sorgo
Sorgo (também conhecido como milo) é conhecido como “o camelo das culturas”, porque não precisa de muita água e cresce no solo onde outros grãos não. Os custos com sementes e fertilizantes para o sorgo também são menores do que para outros grãos. O uso do sorgo remonta ao período neolítico. Uma grande quantidade de sorgo carbonizado foi descoberta no Período do Estado Combatente (475 aC-221 aC) em Shijiazhuang. Segundo o Centro de Recursos Genéticos, “a China é o maior e mais antigo centro de origem do sorgo”.
7. Carne (carne de porco, carne e frango)
A carne suína é a carne mais comumente consumida na China, entre outros, como carne bovina, carne de carneiro, frango, pato, pombo, etc. O povo chinês estava consumindo carne de porco nativa da China de 4000 a 3000 aC, mas ovinos e bovinos. não eram nativos e chegaram à China da Ásia Ocidental logo depois. Como a carne era tão cara e porque os budistas não comem carne, muitas pessoas usavam tofu, ou feijão, em sua dieta como fonte de proteína.
6. Chá
A história do chá chinês pode ser rastreada ao longo de 4.000 anos. Os chineses consideram o consumo de chá uma forma de arte requintada, com muitos costumes e rituais ligados a ele. O chá é a bebida nacional da China no momento e um dos três refrigerantes mais populares do mundo, juntamente com café e cacau. A China orgulhosamente se considera o berço do chá, já que a China foi o primeiro país a introduzir técnicas de plantio, processamento e bebida para o resto do mundo. Veja também: Top 18 Invenções Chinesas Antigas e Descobertas
5. Tofu
Tofu, ou coalhada de feijão, também é de origem chinesa e é feito de leite de soja, água e um agente coagulante. Sendo rico em nutrientes, pobre em gordura e rico em proteínas, cálcio e ferro, tem sido um alimento básico na culinária chinesa e asiática desde os tempos antigos. Médicos chineses descobriram que a carne era um alimento essencial porque era uma rica fonte de proteína, mas apenas os ricos podiam se dar ao luxo de comê-la. Para consertar isso, foi feita uma lei que toda semana, toda pessoa que morava na China receberia uma xícara grátis de tofu, que era uma mistura de soja e outras coisas como arroz, para lhes dar a mesma quantidade de nutrientes que a carne. Na China, naquela época, era difícil cozinhar em grande escala, então as pessoas quebravam a comida em pedaços pequenos para cozinhar. Tofu também se tornou um ingrediente popular em pratos vegetarianos ocidentais também.
4. Macarrão
Macarrão também é uma antiga comida chinesa. A história do macarrão remonta ao início da Dinastia Han Oriental (206 aC – 220 aC), quando o macarrão se tornou um ingrediente essencial na culinária chinesa. Nos tempos antigos, macarrão foram feitos de massa de trigo. Durante a dinastia Song (960–1279 dC) os noodles eram tão populares que as lojas de macarrão permaneceram abertas a noite toda. No ano de 2002, uma tigela de barro contendo o macarrão mais antigo do mundo foi encontrada no sítio arqueológico de Lajia, na China.
3. Trigo
Por volta de 2500 aC, as pessoas na China começaram a crescer e a comer trigo, tendo anteriormente confiado nas importações da Ásia Ocidental, e o trigo rapidamente se tornou a principal fonte de carboidratos. Os chineses antigos comiam mingau, mas não transformavam trigo em pão. A principal razão por trás disso era que o carvão que eles usavam como combustível era muito caro para assar o pão.
2. painço
O trigo não era nativo da China e demorou mais para se tornar a principal fonte de alimento, mas as pessoas têm cultivado painço no norte da China (onde as condições frias e secas são ideais) desde cerca de 4500 aC. Millet cresceu selvagem na China e foi usado como uma importante fonte de alimento, mesmo antes de ser cultivada. Durante a dinastia Han, o milheto também foi usado para fazer vinho e, mais tarde, o mingau de milho tornou-se um alimento popular no norte da China.
1. Arroz
Como milho, trigo e outros grãos, o arroz também é uma rica fonte de carboidratos. A história do arroz na China remonta ao final da Idade da Pedra (cerca de 3000 aC). Considera-se que o cultivo de arroz tenha começado na Tailândia, mas provavelmente foram os agricultores chineses que inventaram o arrozal. Os arrozais são o sistema de cultivo de arroz em lagoas artificiais e lamacentas. Desde a antiguidade, o arroz tem sido usado como alimento básico na China, e quando você pensa em comida chinesa, provavelmente a primeira coisa que você pensa é o arroz. Mesmo que o arroz tenha sido cultivado na China por um longo tempo, no norte da China, estava muito frio para cultivar arroz, então eles cultivavam milheto e sorgo. As pessoas geralmente cozinhavam arroz fervendo ou cozinhando para torná-lo macio, e o arroz também era usado para fazer um tipo de vinho chamado vinho de arroz, que ainda hoje é bebido na China.
Conclusão
Podemos ver que a China tem sido rica em cultura alimentar desde os tempos antigos. Podemos também notar que existe uma diversidade entre a produção agrícola e alimentar no sul da China e no norte, o que dá origem às diferenças regionais nas cozinhas. A agricultura parece ter desempenhado um papel importante na história da China, e as práticas agrícolas dos tempos antigos desempenharam um papel central nos avanços políticos, econômicos, sociais e ideológicos da China.