12 Maiores Comandantes Militares da História Antiga
Lista de antigos comandantes militares que triunfaram sobre seus inimigos no campo de batalha. Os comandantes militares que deram exemplo no campo da guerra.
Comandantes militares antigos levaram milhares de homens à batalha para triunfar sobre o inimigo. Seus discursos elaborados antes da batalha, muitos dos quais ainda são lembrados hoje, inspiraram milhares de homens no campo de batalha.
A guerra antiga era completamente diferente da guerra moderna. De modo geral, os exércitos dependiam de seu tamanho e força para vencer uma guerra, mas alguns antigos comandantes militares também usavam estratégias e táticas que ainda são aplaudidas por muitos historiadores. Aqui está uma lista dos 12 principais comandantes militares antigos:
- 12. Tiglath-Pileser III (Desconhecido-727 aC, Assíria)
- 11. Chandragupta Maurya (340 aC-298 aC, Índia)
- 10. Leonidas (540–480 aC, Grécia)
- 9. Hamurabi (1810–1750 aC, Babilônia)
- 8. Ramsés II (1303–1213 aC, Egito)
- 7. Khalid Bin Walid (592-642 dC, Arábia)
- 6. Trajano (53 dC-117 dC, Roma)
- 5. Sun Tzu (544 aC-496 aC, China)
- 4. Júlio César (100–44 aC, Roma)
- 3. Ciro, o Grande (600–530 aC, Pérsia)
- 2. Aníbal Barca (247–183 aC, Cartago)
- 1. Alexandre, o Grande (356-323 aC, Grécia)
- Conclusão
12. Tiglath-Pileser III (Desconhecido-727 aC, Assíria)
Tiglath-Pileser III foi o fundador da força militar moderna e um pioneiro do sistema político do Império Assírio. Durante seu reinado, ele expandiu o reino para que dominasse o Oriente Médio por um século. No primeiro ano de seu reinado, ele derrotou o poderoso reino de Urartu, governado por Sarduri II. Sarduri II expandiu seu reino para a Ásia Menor, o noroeste da Mesopotâmia, o Irã e a Síria. Foi uma das vitórias mais significativas de Tiglath-Pileser III.
11. Chandragupta Maurya (340 aC-298 aC, Índia)
Chandragupta foi o fundador do Império Maurya e um governante kshatriya varna. Ele reuniu a Índia em um único subcontinente. Chandragupta é geralmente considerado o primeiro imperador histórico da Índia. Antes de Chandragupta, a Índia foi dividida em pequenos reinos. Ele conquistou todos esses pequenos reinos e criou um governo central e um reino unificado.
10. Leonidas (540–480 aC, Grécia)
Leônidas foi um rei militar de Esparta. O terceiro filho de Anaxandridas II de Esparta, ele é lembrado principalmente por sua performance extraordinária na Batalha das Termópilas. Ele lutou contra o exército de Xerxes com sua pequena, mas poderosa, força. Os 300 homens espartanos lutaram valentemente, mas foram completamente superados em número. Embora o exército de Xerxes tenha milhões, muitos historiadores acreditam que o número real estava entre 100.000 e 150.000.
A pequena força de 300 espartanos lutou a batalha por sete dias, retendo o exército persa de milhares. No quinto e sexto dia de batalha, Leônidas e seu exército mataram cerca de 20.000 soldados persas. No sétimo dia, Leônidas enviou todas as suas tropas gregas e permaneceu no desfiladeiro com seus 300 espartanos, 900 helots e 700 thespianos. Leônidas e seus homens tiveram uma morte gloriosa e ainda são lembrados nas muitas lendas que foram contadas sobre eles.
9. Hamurabi (1810–1750 aC, Babilônia)
Hamurabi foi o primeiro rei da Babilônia da dinastia dos amorreus. Ele herdou o trono de seu pai, Sin-Muballit, em 1792 aC. Hamurabi é popularmente conhecido pelo Código de Hamurabi, um dos primeiros conjuntos escritos de leis. Ele é amplamente elogiado por muitos historiadores como um antigo legislador.
Quando os elamitas (atual Iraque) invadiram as planícies centrais da Mesopotâmia a leste, Hamurabi uniu forças com Larsa e os derrotou. Após a derrota, ele rompeu a aliança e invadiu as cidades de Lsin e Uruk, que foram ocupadas por Larsa, formando alianças com Nippur e Lagash. Ele então conquistou Nippur, Lagash e Larsa. Sua estratégia brilhante era bloquear a fonte de água para as cidades até que se rendessem.
Além de suas brilhantes técnicas de luta, Hamurabi era muito popular entre seu povo. Ele construiu edifícios e canais e introduziu um sistema de leis que era raro em seu tempo. Ao longo de seu reinado, ele constantemente tentou melhorar a vida das pessoas comuns.
8. Ramsés II (1303–1213 aC, Egito)
Ramsés II foi o maior e mais célebre faraó do antigo Egito. Embora Ramsés focasse principalmente no desenvolvimento do império, construindo cidades, templos e monumentos, ele também era conhecido por sua bravura e estratégia no campo de batalha.
Ramsés iniciou várias campanhas para garantir as fronteiras do Egito e, durante seu reinado, seu exército de 100.000 homens lutou contra os núbios e os hititas por seus territórios. A Batalha de Kadesh foi a primeira batalha (1247 aC), onde a estratégia, a formação do exército e o uso de táticas foram notados pela primeira vez. Apesar de alguns erros técnicos no campo de batalha, ele é amplamente conhecido por sua abordagem estratégica à batalha e pelo enorme tamanho de seu exército.
7. Khalid Bin Walid (592-642 dC, Arábia)
Khalid era um seguidor do profeta Maomé (PECE) e foi um dos três únicos generais militares que permaneceram invictos em batalha. Sob sua liderança militar, a Arábia foi unida como uma entidade política pela primeira vez na história. Ele foi o único comandante militar, além de Aníbal, que executou com sucesso o movimento de pinça contra um adversário superior.
Khalid desempenhou um papel importante na Batalha de Uhud e foi fundamental para comandar a força de Medina na Batalha de Ridda após a morte de Maomé. Ele conquistou a Arábia Central e subjugou as tribos árabes. Sua fabulosa tática era aniquilar as tropas inimigas, em vez de simplesmente derrotá-las. Ele foi o arquiteto da maioria das primeiras doutrinas militares muçulmanas.
6. Trajano (53 dC-117 dC, Roma)
Trajano dedicou sua vida a diferentes campanhas militares. Ele era conhecido principalmente pela conquista da Dácia (atual Romênia e Moldávia), que incomodou os romanos por uma década. Depois de Dácia, Trajano iniciou uma guerra com os partos e os derrotou. Conquistou a Mesopotâmia e criou uma nova província.
5. Sun Tzu (544 aC-496 aC, China)
Sun Tzu, general militar chinês, estrategista de guerra e autor de A Arte da Guerra, mudou completamente a forma como a guerra foi travada nos tempos antigos. A Arte da Guerra tem sido estudada por muitos comandantes militares, nações e intelectuais e tem sido o mais importante tratado militar na Ásia nos últimos 2.000 anos. No século 20, A Arte da Guerra tornou-se influente na Europa e América em vários campos, como cultura, política, negócios, esporte e guerra moderna.
4. Júlio César (100–44 aC, Roma)
Júlio César era um brilhante general militar, legislador, construtor e político. Ele foi uma das figuras mais famosas da história antiga e teve um impacto significativo no mundo antigo e moderno. A palavra para o imperador geralmente vem de variações de seu nome em diferentes idiomas, como “kaiser” em alemão e “tzar” em russo. O mês de julho, que anteriormente era conhecido como Quintilis em Roma, foi nomeado após ele. Ele conquistou a Gália (atual França, Suíça, Bélgica e norte da Itália) e foi também o primeiro imperador romano a liderar uma expedição militar à Grã-Bretanha.
3. Ciro, o Grande (600–530 aC, Pérsia)
Ciro, o Grande, era um líder persa que conquistou os medos e unificou todo o Irã sob um único governante pela primeira vez na história. Ciro se tornou o primeiro rei do Império Persa e estabeleceu um dos maiores impérios do mundo. Ele expandiu seu território a partir da parte ocidental do atual Irã e conquistou uma importante tribo nômade que vivia na parte leste do Irã. Ele invadiu os reinos da Lídia e da Grécia e conquistou-os, junto com a costa da Antônia, que lhe deu acesso aos portos marítimos do Mediterrâneo.
Ele emitiu a primeira declaração de direitos humanos do mundo antigo, que afirmava que todos os habitantes do império eram livres para praticar suas próprias religiões e costumes sociais. Ele tornou ilegal qualquer tipo de escravidão e proibiu a apreensão da terra ou propriedade de qualquer agricultor.
2. Aníbal Barca (247–183 aC, Cartago)
Aníbal era um audacioso comandante militar que também tinha a vantagem de táticas e estratégias militares superiores. O ódio de Roma por Aníbal foi incutido nele desde tenra idade por seu pai, Hamilcar, que lutou contra Roma na Primeira Guerra Púnica. As engenhosas táticas militares e o comportamento de risco de Aníbal lhe renderam muita admiração dos historiadores.
Aníbal era conhecido principalmente por sua tentativa corajosa de cruzar os Alpes com seus 50.000 soldados de infantaria, 9.000 de cavalaria e 37 elefantes, o que era considerado impossível na época. O interminável conflito entre Roma e os cartagineses resultou na Segunda Guerra Púnica, onde Aníbal mostrou suas brilhantes táticas militares. Apesar de todos os seus esforços e grandes estratégias militares, sua missão de vida para conquistar Roma chegou ao fim quando ele se suicidou para evitar cair nas mãos romanas.
1. Alexandre, o Grande (356-323 aC, Grécia)
Gênio militar e rei da Macedônia, Alexandre é um dos mais respeitados comandantes militares de todos os tempos. Após o assassinato de seu pai, Alexandre herdou o trono e o rei de 20 anos continuou a missão de seu pai de expandir o reino. Ele levou um exército de 50.000 em uma marcha de 12 anos com a intenção de expandir seu território. Ele cresceu o reino do Mar Adriático ao rio Indo, na Índia, e do Danúbio ao curso superior do Nilo.
Conclusão
Sem dúvida, Alexandre, o Grande, e Aníbal foram os dois maiores comandantes militares inspiradores do mundo antigo. A lista aqui inclui apenas líderes antigos e, portanto, outros grandes comandantes, como Napoleão Bonaparte e Genghis Khan, estão excluídos da lista.
[product asin=”857827797X”]
Para quem se interessa por história militar, é interessante conhecer as personalidades da história antiga que deixaram legados duradouros. Além disso, as 10 personalidades mais influentes da história antiga também são dignas de nota.
Se você deseja se aprofundar em estratégias militares, considere explorar os filósofos mais importantes da história antiga, que influenciaram muitos líderes ao longo do tempo.