11 Contribuições de Pitágoras

O lógico grego pré-socrático Pitágoras é uma das pessoas mais famosas do mundo, mas não escreveu nenhuma de suas teorias.

11 Contribuições de Pitágoras

Uma cena da Escola de Raphael em Atenas mostra Pitágoras como um homem barbado, afinando-se por cima e escrevendo com uma pena. Ele está usando uma túnica de manga estendida sobre as pernas enquanto ele inclina a cabeça para escrever, equilibrando um livro na coxa esquerda. Antes dele, uma criança com cabelos longos apresenta-lhe uma lousa escrita. Há outra figura de uma mulher com cabelos compridos atrás da criança, vestindo uma mortalha branca. O filósofo do Oriente Médio Averroes olha por cima do ombro esquerdo, enquanto outra figura barbada, presumivelmente Anaxágoras, olha por cima do ombro direito e escreve notas em um pequeno bloco.

O lógico grego pré-socrático Pitágoras é uma das pessoas mais famosas do mundo, mas ele não escreveu nenhuma de suas teorias, e o que sabemos dele hoje é de outras fontes contemporâneas ou posteriores, como a pintura descrita acima. . Inicialmente de Samos, Pitágoras estabeleceu uma escola em Kroton, no sul da Itália, que ensinava tanto a religião quanto o raciocínio lógico.

Aqui está uma lista das 11 maiores contribuições de Pitágoras:

1. Metempsicose

Embora os detalhes das lições de Pitágoras permaneçam desconhecidos, é possível obter uma idéia geral de outras fontes, como Aristóteles, que escreve sobre as lições dos pitagóricos sem referenciar diretamente Pitágoras.

Um dos princípios fundamentais de Pitágoras parece ter sido a metempsicose, que é a crença de que todos os espíritos são divinos e que, depois da morte, um espírito se muda para outro corpo. Acredita-se que ele tenha sido reencarnado no erudito Hermotimus, que viu o escudo de Euforbus no santuário de Apolo. Sua última manifestação foi como Pirro, um pescador de Delos.

2. Numerologia

Numerologia de Pitágoras

Como indicado por Aristóteles, os pitagóricos usaram a ciência nas áreas de mistério e espiritualismo sem aplicação funcional. A unidade básica, a mônada, falava do lugar de nascimento de todas as coisas, e o número dois, a díade, referia-se à matéria. O número sete era sagrado porque era o número de planetas, o número de cordas em uma lira e porque o aniversário de Apolo era celebrado no sétimo dia de cada mês.

De acordo com o estudioso alemão Burkert, Pitágoras não lidou com a matemática como a entendemos hoje. Burkert afirma que os pitagóricos estavam principalmente preocupados com a aritmética básica, o que eventualmente levou ao início da matemática moderna.

3. O Caminho Público da Vida

Tanto Platão quanto o antigo orador Isócrates sugerem que Pitágoras era um defensor de um novo modo de vida. A escola, ou organização, que Pitágoras estabeleceu em Croton funcionava como um mosteiro, e seus membros compartilhavam seus bens da mesma maneira. Eles também estavam comprometidos um com o outro para a exclusão de pessoas de fora. Um pitagórico dizia: koinà tà phílōn que significava “todas as coisas da mesma maneira entre amigos”.

Havia dois grupos dentro do pitagorismo: o mathematikoi (estudantes) e o akousmatikoi (ouvintes). Os akousmatikoi eram geralmente considerados “velhos mestres” em encantamento, numerologia e ensinamentos religiosos, enquanto os mathematikoi eram reconhecidos como um grupo inovador que era mais progressista, pragmático e científico.

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

4. Música e Estilo de Vida

A busca pela música pode ter sido associada ao amor de Apolo. Os pitagóricos acreditavam que a música era uma purificação para o espírito e tinha um efeito similar àquele que a medicina produzia no corpo. Uma das histórias de Pitágoras relata que quando ele testemunhou alguns jovens embriagados tentando invadir a casa de uma dama, ele cantou para eles, e a “persistência furiosa” dos jovens foi silenciada.

Pitágoras foi a primeira pessoa a recomendar a música como receita médica. Ele conectou a música ao artesanato, design, governo, criação de uma família, companheirismo e auto-aperfeiçoamento. Ele achava que era possível alinhar as almas à sua natureza perfeita, e através da música ele executava o que ele chamava de “ajustes da alma”. Pitágoras também associava a aritmética à música e acreditava que a música não deveria ser vista apenas como diversão. Ele acreditava que a música era um fluxo de harmonia, a regra divina que procurava banir a confusão e o conflito no cosmos. Ao longo destas linhas, a música era vista como tendo uma dupla função, como a ciência, que capacitava as pessoas a ver as estruturas da natureza.

Os pitagóricos também dão muita importância ao exercício físico e recomendam caminhadas matinais diárias e atividades esportivas. Períodos de auto-exame no início e no final de cada dia foram também aconselhados. Saiba mais sobre a importância da Grécia Antiga para a civilização ocidental.

5. Cosmologia

Cosmologia de Pitágoras

Pitágoras foi a primeira pessoa a sugerir que a Terra era uma esfera, mas não está claro o que o levou a essa conclusão. É possivelmente ligado à sua crença de que os círculos eram a forma mais forte.

Sua experiência do universo era provavelmente excepcionalmente básica: na época, a Terra ainda era considerada o ponto focal do universo, com tudo girando em torno dela. A visão pitagórica do universo era bastante direta e não levava em consideração nenhuma observação dos movimentos dos planetas. Eles acreditavam que os planetas se moviam em círculos gigantescos e que, quando eles se tocavam, faziam um som. Eles acreditavam que esses sons eram harmonias melódicas, e essa música passou a ser conhecida como a Música das Esferas. Esta música não era audível porque era um ruído de fundo constante.

Os pitagóricos também acreditavam que a Terra, os planetas e as estrelas circundavam uma chama central e que a noite e o dia eram causados ​​por esse movimento. Eles acreditavam que existia um “contra-terra” do outro lado da chama. Desde que eles sentiram que o fogo era mais importante que a terra, o ponto focal do universo deve ser o fogo.

Pitágoras foi o primeiro a perceber que Vênus à noite e Vênus em direção ao início do dia eram o mesmo planeta.

6. Matemática

Fórmulas matemáticas de Platão

Pitágoras começou a idéia de um sistema numérico e, portanto, o começo da matemática. Para os pitagóricos, os números genuínos eram a coisa mais importante e os números compunham o mundo. Descubra mais sobre os filósofos gregos antigos que influenciaram o pensamento ocidental.

7. Lições Religiosas

As lições religiosas de Pitágoras baseavam-se no princípio da metempsicose, segundo o qual o espírito nunca morre e está vinculado a um ciclo de reencarnação até que ele possa se libertar disso através da virtude.
Acreditava-se que existisse uma alma tanto na vida animal quanto na vegetal, mesmo que não houvesse nenhuma prova que indicasse que Pitágoras achava que o espírito poderia estar contido em uma planta. Poderia, no entanto, estar contido no corpo de uma criatura, e Pitágoras professava ter ouvido a voz de um companheiro morto no lamento de um cachorro sendo espancado.

8. Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Pitágoras é mais famoso por suas idéias em geometria. Ele foi o primeiro a propor que o quadrado da hipotenusa (o lado do triângulo oposto ao ângulo direito) é equivalente à soma dos quadrados dos dois lados opostos.

Embora esta hipótese tenha sido apresentada pela primeira vez pelos babilônios, Pitágoras foi o primeiro a demonstrá-la. Acredita-se também que ele inventou o tetractys, uma figura triangular que consiste em 10 pontos dispostos em quatro linhas, com um, dois, três e quatro pontos em cada linha. Pitágoras acreditava que 10 era o número ideal.

9. Raciocínio Grego

Aristóteles afirma que o raciocínio de Platão era fortemente dependente das lições dos pitagóricos. Platão também pode ter obtido a ideia de que idéias matemáticas e dinâmicas estão por trás da lógica, da ciência e da moralidade de Pitágoras. Platão e Pitágoras compartilharam uma maneira mágica de lidar com o espírito e seu lugar no mundo material, e é provável que ambos tenham sido impactados pelo orfismo, um conjunto de crenças e práticas religiosas originadas no mundo grego antigo.

10. Cristianismo Primitivo

O historiador Eusébio compara Pitágoras a Moisés, enquanto Agostinho de Hipona (354-430 dC), o teólogo e filósofo cristã prímitivo, descartou a teoria da metempsicose de Pitágoras sem nomeá-lo, mas em geral transmitia profundo respeito por ele. Em Sobre a Trindade, Agostinho discute a modéstia de Pitágoras ao se referir a si mesmo como um “admirador do insight” em vez de um “sábio”.
Por volta de uma época similar, o neopitagorismo começou a se tornar mais proeminente, e o primeiro século do lógico neopitagiano Moderatus de Gades foi instrumental no desenvolvimento da filosofia numérica pitagórica e na categorização do espírito como um “tipo de harmonia numérica”.

11. Filosofia de Pitágoras

Pitágoras estabeleceu a misteriosa sociedade dos pitagóricos no sul da Itália. Os pitagóricos propuseram uma hipótese que afirmava que tudo o que é conhecido pela humanidade poderia ser esclarecido com números explicitamente inteiros. Esse raciocínio fazia todo o sentido para eles e é fácil perceber por quê. Ainda hoje, usamos números para tudo, desde calcular a velocidade do vento em uma tempestade até calcular a velocidade de um veículo.

Pitágoras

Conclusão

Pitágoras fez grandes contribuições nos campos da astronomia, matemática, filosofia, música e muitas outras áreas. Ele é considerado o “pai da filosofia”, e isso pode ser visto através de seus ensinamentos, suas teorias e suas filosofias. Seu impacto em filósofos posteriores como Platão não pode ser subestimado, e sua influência foi significativa a ponto de poder ser visto como o intelectual mais persuasivo de todos os tempos.

Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00