10 deusas hindus (ou deusas indianas)
Lista de deusas hindus, que tinham um valor enorme na cultura hindu. As deusas hindus representam Shakti, a fonte feminina de poder no universo.
O hinduísmo tem divindades masculinas e femininas que representam o poder supremo do universo, e todas as principais divindades têm contrapartes masculinas e femininas. Deusas hindus são a representação de Shakti, a fonte feminina de poder no universo. Eles são altamente reverenciados e poderosos e desempenham um papel central na criação, proteção e destruição do universo. Aqui está uma lista de 10 deusas hindus que são a fonte desse poder:
10. Radha
Radha é quase sempre retratado ao lado de Krishna. Ela também é conhecida como Radhika ou Radharani. Acredita-se que Radha e Krishna são incompletos sem o outro, e Radha é o companheiro e amigo de Krishna, que representa seu próprio poder divino e a Shakti. Radha é considerado mais alto que Rukmini (a esposa de Krishna, e a encarnação da deusa Lakshmi) e não a encarnação de Lakshmi (a consorte de Vishnu). Radha é conhecida por sua imensa devoção a Krishna, que reflete o desejo de cada devoto de se unir ao supremo. Foi através do poder de sua devoção que ela foi capaz de alcançar o status de deusa e tornar-se adorada por um grande número de devotos.
9. Kamadhenu
Kamadhenu é a mãe de todas as vacas e a deusa da abundância. Ela é capaz de satisfazer os desejos mais profundos de seus devotos. Sua iconografia descreve-a como uma vaca com a cabeça de uma mulher e seios, ou como a vaca com várias divindades dentro dela. Kamadhenu emergiu no processo do grande samudra manthan, que era a agitação e mistura dos grandes oceanos pelas divindades Asuras e Devas. As vacas são reverenciadas no hinduísmo por causa da deusa Kamadhenu. Cada parte do corpo de Kamadhenu carrega importância simbólica. Por exemplo, suas quatro pernas representam os quatro Vedas, os chifres simbolizam os deuses e as corcovas representam os Himalaias. A vaca também é adorada como a mãe da terra, enquanto o leite nutre a vida humana.
8. Tulsi
Tulsi é a deusa adorada e reverenciada na forma de uma planta de manjericão. A erva tem importância medicinal e mitológica no hinduísmo. A história de Tulsi é frequentemente associada a Vrinda e Jalandhar. Jalandhar, que nasceu através do terceiro olho do deus Shiva, tornou-se muito poderoso e ameaçou a existência dos deuses. Seu poder também foi resultado da devoção e fidelidade de sua esposa Vrinda, que era uma fervorosa devota de Vishnu. A fim de matar Jalandhar e salvar o mundo e os deuses de sua ira, Vishnu decidiu tomar a forma de Jalandhar e se aproximar de Vrinda, levando-a a cometer infidelidade. Isso privou Jalandhar de seus poderes alcançados através da devoção de sua esposa. Depois de perceber que era Vishnu, Vrinda o amaldiçoou a nascer como uma pedra que é chamada de Shaligram. Ela finalmente se jogou em uma pira e renasceu como Tulsi.
7. Ganga
Ganga é a personificação do rio Ganga e é uma deusa popular na mitologia hindu. Ela é filha de Parvat Raj Himalaya ou Himavan e irmã da deusa Parvati. Ela subiu ao céu para limpar os pecados espalhados por Tarkasur, um dos reis demoníacos. Ela desceu de volta à Terra para enxaguar os pecados da humanidade a pedido de Shiva. Durante sua descida, Ganga foi segurada pelos cabelos de Shiva para impedir a destruição de Bhumi Devi (Mãe Terra), pois Bhumi Devi não seria capaz de suportar as águas que caíam do céu. O rio Ganga atravessa o Himalaia e desce até às planícies da Índia. Os devotos acreditam fortemente que banhar-se no rio sagrado lavará o pecado e a negatividade. Para saber mais sobre a importância dos rios na mitologia, confira nosso artigo sobre mitologia hindu.
6. Sita
Sita, também conhecida como Janaki, é a encarnação de Lakshmi. Ela é filha de Janak, o rei de Janakpur. Seu nome Janaki vem de sua terra natal, Janaki Mandir, localizada em Janakpur, no Nepal, e dedicada a Sita. Acredita-se que ela tenha evoluído a partir de Bhumi e também é filha da Mãe Terra. Ela é a consorte de Ram e um personagem central no épico Ramayana. Sita segue Ram em seu exílio de 14 anos de Ayodhya, durante o qual ela é seqüestrada pelo rei demônio de Lanka, Ravana. É este ato que leva à batalha onde Ram mata Ravana e salva Sita. Ela também é lembrada e reverenciada pelo Agni Parikchya, ou prova de fogo, que ela mantém sob as ordens de Ram para provar sua castidade. Sita é a representação do poder e da virtude femininos.
5. Kali
Kali é a representação feroz de Shakti. Ela também é conhecida como o destruidor ou aquele que libera a alma e fornece moksha ou iluminação. Ela é uma encarnação de Parvati / Durga. Kali nasceu para derrotar o demônio Raktabeech, que acreditava que poderia criar novos demônios poderosos de cada gota de seu sangue que tocou o chão. Assim, Kali é vista como uma deusa feroz e raivosa com uma grinalda de crânios, uma faca e uma tigela nas mãos. Durante a batalha ela teve que cortar Raktabeech, encher sua tigela com seu sangue e beber. Ela continuou fazendo isso e, como resultado, tornou-se agressiva e destrutiva. Para proteger o mundo de sua raiva, Shiva, seu marido, deitou-se sob seus pés para acalmá-la. Como resultado, ela mordeu a língua de constrangimento depois de perceber seu erro. Assim, sua iconografia também mostra o Senhor Shiva deitado sob seus pés e Kali mordendo a língua.
4. Saraswati
Saraswati é a deusa da sabedoria, música e aprendizado. Ela também é conhecida como Sharada. Ela é a esposa de Brahma. Saraswati é uma das deusas do Hindu Tridevi, que é a contraparte feminina dos Tridevs. Seu vahana ou veículo é o cisne ou o ganso. Sua iconografia a mostra com quatro mãos, duas das quais seguram a veena, um instrumento musical. Saraswati Puja é observado no dia de Basant Panchami, que também é o primeiro dia da primavera. Os devotos acordam cedo de manhã e prestam homenagem às suas têmporas na esperança de serem abençoadas com sabedoria e conhecimento.
3. Lakshmi
Lakshmi é a famosa deusa da riqueza, abundância e fertilidade. Ela é adorada durante o festival de Deepawali, ou o festival da luz. Acredita-se que a casa mais limpa e mais bonita será escolhida por Lakshmi na noite do festival. Assim, os devotos limpam e decoram suas casas com luzes e guirlandas de flores durante o festival. Ela também é uma das deusas dos Tridevi. Ela é a esposa de Vishnu e reencarna ao lado de sua consorte na Terra. Lakshmi não representa apenas riqueza materialista, mas também glória, alegria e honra. Seu vahana é a coruja e também o elefante branco, Airawat.
2. Parvati
Parvati é uma das deusas dos Tridevi. Ela também é conhecida como Gauri. Ela é a esposa de Shiva e a mãe de Kumar e Ganesh. Parvati é a reencarnação de Sati, que já foi a esposa de Shiva, mas foi mergulhada no fogo devido ao comportamento insultuoso de seu pai em relação ao marido. Parvati nasceu como um mortal para Parvat Raj Himalaya. Foi através da constante penitência e devoção que ela foi capaz de atingir o poder total de Shakti e se tornar uma das deusas mais reverenciadas e também a legítima esposa de Shiva. Parvati é a representação cuidadosa e maternal de Shakti. Seu vahana é o leão ou o tigre.
1. Durga
Durga é talvez uma das manifestações mais conhecidas de Shakti. Ela é uma das principais divindades adoradas durante os festivais de Dashain / Navaratri, um dos mais importantes festivais hindus. O festival também celebra a morte de Mahisasur, um dos mais poderosos deuses demoníacos. Mahisasur ficou famoso por ser morto por uma divindade feminina, Durga. O rei demônio acreditava ser impossível para uma deusa ser poderosa o suficiente para matá-lo. Durga é assim também conhecida como Mahisasur Mardini, ou o matador de Mahisasur. Ela também é a representação do poder feminino no universo. Sua iconografia mostra-a montando um leão ou tigre e segurando o trishul ou tridente. Ela também é retratada com várias mãos e acompanhada pelo corpo de Mahisasur sendo esfaqueado por seu trishul.
Conclusão
Deusas no hinduísmo são a representação divina do cosmos e são complementares às suas contrapartes masculinas. Tanto as divindades masculinas quanto as femininas completam a divindade do universo. Deidades femininas são divindades funcionais com cada deusa representando uma parte de Shakti e o cosmos. Divindades diferentes são adoradas por devotos diferentes com base em sua filosofia e ideologia. Para uma visão mais ampla sobre as invenções e descobertas da civilização antiga, não deixe de conferir nosso artigo sobre invenções sumerianas.
[product asin=”8537004030″]