12 Esculturas Gregas da Grécia Antiga
Período clássico foi o período em que a escultura grega estava no auge. Aqui estão as 12 principais esculturas da Grécia antiga.
Yassou!
A antiga civilização grega é dividida em quatro partes principais: o período arcaico, o período clássico, a idade de ouro de Atenas e o último período clássico. Destes quatro períodos, o período clássico foi o período em que a escultura grega estava no auge. Matemática avançada também foi aplicada a essas esculturas para realçar sua beleza.
As 12 principais esculturas gregas antigas são as seguintes:
1. Alexandre, o Grande
Quem nunca ouviu falar de Alexandre, o Grande? Alexandre era um antigo líder e governante militar grego. Sua escultura foi encontrada em um lugar chamado Pella Palace na Grécia.
Alexandre lutou muitas batalhas e nunca perdeu uma em sua vida. A grande batalha entre Alexandre e Porus em 327 aC foi a batalha em que Alexandre perdeu seu precioso e amado cavalo Bucephalus, que ele dominou aos 12 anos de idade. Foi também onde Alexandre teve que enviar suas tropas de volta à Pérsia. O cavalo na escultura é Bucephalus.
Perder um de seus amigos mais queridos, Hephastion, foi o ponto de virada na vida de Alexander. Depois que ele se recuperou da perda, ele passou a governar metade do mundo. No entanto, enquanto ele estava planejando conquistar a Arábia, ele ficou doente e foi chamado por Thanatos, o deus grego da morte. A causa de sua morte ainda permanece um mistério.
2. Peplos Kore
Kore significa “menina pura” e um peplos era um xale usado por mulheres na Grécia antiga. A garota da escultura pode ser vista usando uma delas. Esta escultura foi criada durante o período arcaico e é uma imagem estilizada de Atena, a deusa da guerra. Atena era a deusa menos egoísta e mais nobre do panteão grego.
A estátua tem 1,18 m de altura, é feita de mármore branco e é decorada com peças de bronze em toda a cabeça e ombros. Suas características faciais são lindamente esculpidas, demonstrando a habilidade e arte dos artesãos da época. O Peplos Kore é agora mantido no Museu da Acrópole em Atenas.
3. Harmodius e Aristogeiton
Harmodius e Aristogeiton eram antigos amantes atenienses e considerados o símbolo da democracia e da liberdade porque mataram o tirano Peisistratid, Hiparco. Depois de realizar com sucesso o assassinato de Hiparco, eles foram pegos. Harmodius foi morto no local enquanto Aristogeiton foi torturado até a morte. Após o incidente, eles ficaram conhecidos como os Tyrannicides, ou “assassinos do tirano” e as estátuas foram construídas em sua honra.
Suas estátuas são na verdade uma descrição ilustrativa da pederastia que se refere a um relacionamento entre um homem velho e um jovem. Duas versões dessas estátuas foram encontradas, sendo a romana a representação mais precisa delas.
4. Gaulês Morrendo
A antiga Gália era uma região que cobria partes da França, norte da Itália, Bélgica, Luxemburgo e outras áreas da Europa moderna. Muitas vezes referida como The Galatian Dying, esta estátua de mármore foi obtida da coleção de escultura de Ludovisi em 1734. A figura é de um Galatian ferido e muito precisamente descreve as feridas do guerreiro e a dor de seus últimos momentos.
A estátua representa a derrota dos celtas que lutaram nus. Os celtas eram homens com grande físico e força, e acredita-se que esta estátua dignifica a nudez.
Existem réplicas da escultura grega original que remonta ao período romano. Estes são feitos de bronze e comemoram a vitória do rei Pérgamo sobre os gauleses. Várias outras cópias podem ser encontradas em diferentes museus em todo o mundo, como Berlim, Praga e Versalhes.
5. Laocoonte e Seus Filhos
Esta antiga escultura grega foi escavada no século XVI e acredita-se que seja do período helenístico. O antigo escritor e filóso grego Plínio, o Velho, elogiou esta estátua várias vezes.
A história de Laocoon e seus filhos vem do épico grego que narra as guerras de Tróia. Laocoon, junto com dois de seus filhos, foi morto quando eles estavam tentando expor o cavalo de Tróia. A estátua retrata o medo, o sofrimento, a dor e a morte, como se vê na face de Laocoonte.
A estátua de Laocoon tem sido uma influência em muitas peças posteriores. Está agora na Cidade do Vaticano.
6. Cavalo de Tróia
A escultura do cavalo de Tróia nos lembra do conto antigo da Odisséia de Homero, onde os aqueus se escondem no ventre de um cavalo de madeira na tentativa de penetrar na cidade de Tróia. O cavalo de Tróia foi deixado como uma oferenda à deusa Atena e, como sinal de vitória, os troianos levaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade. Os gregos saíram do cavalo e Tróia foi destruída, terminando a guerra entre os gregos e os troianos.
Esta história é considerada por alguns como a maior mentira da história antiga, enquanto outros a consideram o maior truque. Seja qual for sua opinião, a história serve como um lembrete para não receber presentes do inimigo.
7. A Vênus de Milo
A Vênus de Milo é uma estátua coríntia que se acredita ter sido construída em 4 aC durante o período helenístico. É feito de mármore encontrado perto do rio Meandro.
Os antigos muitas vezes basearam sua arte na figura de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. O rosto da estátua tem uma expressão de mistério e é envolto em pano sobre a parte inferior do corpo. A deusa permanece sem braços porque, durante o processo de escavação, as peças foram quebradas ou perdidas.
A Vênus de Milo é uma das maiores obras do período grego antigo e está atualmente no Louvre, em Paris.
8. Vitória Alada de Samotrácia
A Vitória Alada de Samotrácia é uma antiga escultura grega do final do período helenístico feita em 190 aC e retrata a Nike, a deusa alada da vitória.
A estátua foi feita para comemorar a vitória naval de um general macedônio. É feito de mármore parisiense e mede 2,7 metros de altura. A estátua teve um impacto significativo na arte e cultura do antigo período grego.
As asas são muito finamente esculpidas e a figura é apenas parcialmente coberta com roupas; semi-nudez sendo comum durante esses tempos. A figura é mostrada em uma postura assimétrica e torcida, que também era uma característica comum.
Esta estátua pode ser encontrada no Louvre em Paris.
9. Afrodite de Knidos
A obra mais famosa do antigo escultor Praxiteles, Afrodite de Knidos, data do período helenístico por volta de 4 aC.
Afrodite, a deusa do amor, é representada nua – a primeira escultura nua feminina. A deusa é vista removendo suas roupas e se preparando para um banho. Praxiteles transformou este momento cotidiano em uma escultura de tirar o fôlego. O Afrodite de Knidos é feito de mármore, como todas as estátuas daquele período, e foi pensado para ser muito provocativo.
Praxiteles esculpiu duas estátuas de Afrodite: uma envolta em roupas e a outra nua. Dos dois, este segundo tornou-se o mais famoso, e o povo de Knidos chegou a vê-lo como um sinal de respeito e amor em sua cidade. Várias tentativas foram feitas para replicar a estátua.
10. Biton e Kleobis
Esta escultura de dois irmãos gregos arcaicos de Delfos está agora no Museu Arqueológico de Delfos.
As cabeças das esculturas são triangulares e os corpos são esculpidos em forma de espiral. As figuras são feitas de mármore fragmentado e são uma representação típica da juventude masculina no período arcaico.
A antiga história conta como os irmãos levaram sua mãe ao templo para oferecer oração à deusa Hera. Incapazes de encontrar os bois de sua mãe, os irmãos se juntaram ao carro e a levaram para lá. Depois de oferecer suas oração a Hera, eles adormeceram e não acordaram. Isto foi visto como um presente de Hera porque, na mitologia grega, a vida após a morte é mais importante que esta vida. A história homenageia os dois garotos por sua força, e eles foram recompensados com uma bela morte e um sono sagrado.
11. Artemisa Bronze
Esta escultura é uma estátua de bronze rara que foi recuperada do mar ao largo do Cabo Artemision na Grécia. A estátua pode ter sido esculpida para se assemelhar a Zeus ou Poseidon, o deus do mar, e acredita-se que seja do período helenístico no primeiro ou segundo século aC.
O Bronze da Artemisa é completamente diferente de outras esculturas daquele período. Enquanto outras esculturas foram esculpidas em mármore, esta estátua foi moldada em pedaços e depois soldada para formar uma escultura em tamanho real.
A mão direita da estátua está segurando um tridente para representar Poseidon ou um raio para representar Zeus. O rosto era feito de diferentes tipos de metais, por exemplo, as sobrancelhas de fios de prata e os lábios de cobre, mas esses detalhes estão faltando na estátua que pode ser encontrada no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
12. Máscara de Agamenon
Agamenon foi um dos personagens mais populares do período grego antigo entre historiadores e filósofos, e sua trágica história fala de um pai que sacrificou sua filha ao deus do vento para que seus navios pudessem navegar até Tróia. A história foi definida durante as guerras de Tróia. Depois de voltar da guerra, Agamenon foi assassinado por sua esposa Clitemnestra em vingança pelo sacrifício de sua filha.
A máscara de Agamenon é feita de ouro. Foi criado a partir de uma única folha de ouro que foi martelada e esculpida para dar a sua expressão poderosa. Atualmente, a escultura está no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Conclusão
O povo grego antigo usava a arte como uma forma de oração e acreditava que, em troca, eles seriam abençoados com força e poder. Sua arte reflete a cultura, crenças e histórias do período grego antigo e foi representada em forma de escultura pelos artistas mais talentosos do mundo. Esses escultores foram capazes de representar com precisão a expressão e a forma em grande detalhe, e suas técnicas eram inigualáveis na época. Para saber mais sobre a arquitetura grega, que também reflete a grandeza dessa civilização, clique aqui.