10 eventos mundiais mais significativos após o período antigo

Top 10 lista de importantes eventos históricos antigos do mundo que mudou o mundo criando diferentes mudanças econômicas e sociais.

10 eventos mundiais mais significativos após o período antigo

Há uma história oculta por trás de cada evento espetacular da história, e esses eventos fizeram da raça humana o que ela é hoje. A guerra criou impérios e foi combatida em nome da liberdade. Milhares de soldados morreram em guerras nos últimos dois milênios, mas apesar de todo o terror e derramamento de sangue, isso levou a grandes desenvolvimentos em tecnologia, negócios, política, sociedade e educação. De todos esses eventos, aqui está uma lista dos 10 mais significativos que já ocorreram na história:

10. Reforma Protestante na Europa (1517)

Reforma Protestante

A Reforma Protestante começou quando Martinho Lutero publicou as 95 teses em 1517, destacando as principais práticas da Igreja Católica de vender indulgências e limitar o poder das pessoas. O apoio ao novo movimento cresceu rapidamente em muitos estados alemães, juntamente com outros países, como a Escócia, Holanda, Suíça e França. Também influenciou a Igreja da Inglaterra depois de 1547. Havia muitos outros fatores que desempenharam um papel na Reforma, incluindo a corrupção da cúria (o corpo governante da Igreja Católica), a ascensão do nacionalismo e o cisma ocidental que diminuía o número de pessoas. fé no papado. A invenção da imprensa também fortaleceu o fluxo rápido de informações e permitiu que Lutero divulgasse suas idéias. O resultado foi a criação da nova Igreja Protestante.

9. Galileo explora as luas de Júpiter (1610)

Galileo

A invenção do telescópio em 1600 levou a astronomia um passo adiante . O estudo dos objetos celestes sempre foi possível, mas ninguém o fez sistematicamente. Em 1610, Galileu viu Júpiter através de seu telescópio e descobriu três estrelas perto do planeta. Como ele continuou a explorá-lo, ele percebeu que na verdade eram quatro estrelas, e eles mudaram de posição ao redor do planeta. Ele concluiu que as estrelas eram na verdade luas orbitando Júpiter.

8. Os Atos da União (1707)

Acts of Union (1707)

Os Atos da União foram aprovados pelos parlamentos da Inglaterra e da Escócia em 1707 e combinaram os dois reinos em um único reino chamado “Grã-Bretanha”. O novo reino tinha legislaturas separadas, mas compartilhava a mesma monarquia. Os dois países tinham compartilhado o mesmo monarca desde 1603 com a União das Coroas, mas até então eles eram estados separados. Tentativas de invadir a Escócia pelos ingleses fracassaram nos séculos XIII e XIV. Havia 31 comissários nomeados para conduzir negociações em nome de ambos os países. Cerca de metade dos comissários da Escócia eram ministros do governo, incluindo o lorde chanceler da Escócia e o conde de Seinfeld. Do outro lado, os comissários da Inglaterra eram o Lorde Alto Tesoureiro Lord Keeper, o Barão Cowper e o Conde de Godolphin.

7. A Guerra dos Sete Anos (1756-63)

A Guerra dos Sete Anos - Batalha de Minden

A Guerra dos Sete Anos foi a primeira guerra verdadeiramente global, começando em 1756 e terminando com um tratado de paz assinado em 1763. Envolvia três continentes, incluindo o Caribe. O conflito começou quando os britânicos quiseram expandir seu território para o vale de Ohio, que era controlado pela França. A grande maioria das colônias francesas estava localizada na América do Norte, e a Grã-Bretanha quer controlar o comércio de peles lá. A América do Norte tinha 13 colônias separadas com governos separados em cada uma. As áreas francesas chamavam-se Nova França e os franceses procuravam proteger seus territórios contra os britânicos e americanos. Eles construíram uma cadeia de fortes ao longo do rio Allegheny, na Pensilvânia.

6. O Império Britânico na Índia Começa (1757)

Regra de Robert Clive na Índia

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

Robert Clive foi um dos principais pioneiros na colonização da Índia britânica. A jornada de Clive para a Índia começou como funcionário público na Companhia das Índias Orientais em 1743. Ele foi transferido para a parte militar da empresa e retornou à Inglaterra com uma fortuna de £ 40.000. Os ingleses e franceses estavam lutando pelo controle na Índia. Durante o governo de Clive (1755-60), ele venceu a Batalha de Plassey e capturou Bengala. Ele foi enviado para a Índia novamente em 1765 para restaurar a ordem. Durante seu segundo governo (1764-67), ele reorganizou a colônia britânica.

5. Declínio e Queda do Império Romano (1453)

Declínio e queda de Roma

O fim da maior superpotência da era antiga era conhecido como o declínio e a queda do Império Romano. Há muitas razões por trás da queda do Império Romano. O historiador inglês Edward Gibbon publicou um trabalho altamente aclamado de seis volumes, apresentando todas as possíveis razões por trás de seu declínio. Embora o Império Romano tenha caído em 1453 dC, houve conflitos desde 235 dC, também conhecida como a Crise do Terceiro Século . Durante esse tempo, houve muita guerra e mudança política em Roma. Em 476, o general bárbaro Odoacro expulsou o imperador, Rômulo Augusto, que governava a Itália. O Império Romano chegou ao fim quando os otomanos conquistaram o último estado grego de Trebizond.

Veja também:

  • Top 10 Legiões Romanas Antigas
  • Top 10 fatos surpreendentes sobre a Roma Antiga
  • Top 10 Maiores Imperadores da Roma Antiga
  • Top 10 Práticas Religiosas na Roma Antiga

4. A Revolução Americana (1765–1783)

A revolução americana, também conhecida como a Guerra da Independência Americana, ocorreu nos Estados Unidos contra os britânicos. Uma das maiores razões por trás da guerra foi o comércio. Os americanos acreditavam que não deveriam pagar impostos altos à Grã-Bretanha. O parlamento britânico aprovou o Stamp Act em março de 1756, que cobrava um imposto direto sobre os americanos por papel impresso. Porta-vozes americanos argumentaram contra o imposto alegando que faltava representação no parlamento. Em 1775, o estado de Massachusetts declarou uma rebelião. No final de 1775, o controle total havia sido tomado em 13 colônias e o Congresso Continental declarou independência em 4 de julho de 1776.

Os holandeses, espanhóis e franceses forneceram secretamente armas para apoiar a revolução e, em 1776, a França entrou na guerra para impedir que os americanos tivessem que aceitar uma paz de compromisso; Sua aliada Espanha seguiu em 1779. Os britânicos continuaram a se concentrar em suas colônias do sul com o sucesso inicial, mas em 1783 o Tratado de Paris terminou a guerra e declarou a paz com a troca de vários territórios.

3. As mulheres da Nova Zelândia recebem o voto (1893)

Mulheres da Nova Zelândia votam

O sufrágio feminino na Nova Zelândia teve um impacto significativo sobre os direitos das mulheres em todo o mundo. O Governador Lord Glasgow deu o Royal Assent em 19 de setembro de 1893, permitindo às mulheres o direito de votar pela primeira vez em uma eleição realizada em 28 de novembro de 1893. Houve um enorme debate de que a política não tinha nada a ver com as mulheres, mas depois dessas notáveis mudanças na Nova Zelândia, os Estados Unidos concederam às mulheres o voto em 1920 e a Grã-Bretanha concedeu direitos totais de voto para as mulheres em 1928.

2. Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

A Primeira Guerra Mundial foi uma guerra global que durou quatro anos. A guerra começou em 1914 e durou até 11 de novembro de 1918 e foi centrada na Europa. A guerra começou com o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria-Hungria em 28 de junho de 1914 por Gavrilo Princip, levando à guerra na Sérvia. Aproximadamente 16 milhões de pessoas morreram durante a guerra. Os mapas do sudoeste da Ásia e da Europa foram redesenhados, com várias nações independentes criadas ou restauradas. A Liga das Nações foi formada para evitar novos conflitos futuros. A Primeira Guerra Mundial introduziu algumas das armas mais mortais da história.

1. Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

A Segunda Guerra Mundial foi uma guerra global que durou seis anos, de 1939 a 1945. Foi uma guerra generalizada envolvendo 30 países diferentes. A guerra viu o uso de armas militares avançadas e foi a primeira e única guerra a usar armas nucleares. Houve mais de 80 milhões de vítimas e devastação generalizada. A Segunda Guerra Mundial mudou a paisagem social e política do mundo para sempre. Após a guerra, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada para evitar futuros conflitos.

Conclusão

Muitos eventos significativos contribuíram para o mundo como o conhecemos, e a guerra sempre foi um ingrediente importante na reformulação da história. Os eventos listados acima, e outros numerosos demais para mencionar, criaram revoluções sociais, econômicas e políticas que levaram a mudanças duradouras em todo o mundo.

Veja também as as 10 maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial e como elas impactaram a história.

Se você está interessado em armas militares avançadas, você pode encontrar uma variedade de opções disponíveis.

Para entender melhor o contexto da Primeira Guerra Mundial, é importante explorar as causas que levaram a esse conflito.

Por fim, não deixe de conferir as doenças comuns na Primeira Guerra Mundial e seu impacto na sociedade da época.

Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00