Top 10 Fatos Incríveis e Fascinantes sobre Ramsés II
Ramsés II, o grande faraó egípcio, governou durante o século XIII aC. Aqui estão os 10 fatos surpreendentes e fascinantes que você deve conhecer sobre Ramsés II.
Ramsés II, o grande faraó egípcio, governou durante o século XIII aC. Ele também é conhecido como Ramesses o grande. Ele foi o terceiro faraó a governar a 19ª dinastia do Egito. Um dos faraós mais célebres do Reino Novo, Ramsés reinou de 1279 aC a 1213 aC e morreu com a idade de 90 anos. Ele é lembrado pelas ferozes expedições que liderou contra seus inimigos. Embora seja uma figura significativa na civilização egípcia, não se sabe muito sobre a vida de Ramsés II. Aqui estão os 10 principais fatos surpreendentes e fascinantes que você deve saber sobre Ramsés II:
- 1. Ramsés II não foi o próximo na linha do trono
- 2. Ele quase perdeu a vida na mortal Batalha de Cades
- 3. A arquitetura egípcia floresceu durante o seu reinado
- 4. Ele reinou por 66 anos
- 5. Sua rainha favorita era a rainha Nefertari
- 6. Ele capturou os piratas do mar Sherden no segundo ano de seu reinado
- 7. Ramsés II é lembrado na história por assinar o primeiro tratado de paz de todos os tempos
- 8. A múmia de Ramsés II revela que ele tinha um físico forte
- 9. Acredita-se que Ramsés aparece na Bíblia
- 10. Ramsés teve muitos filhos
1. Ramsés II não foi o próximo na linha do trono
Ramsés II nasceu em 1303 aC do faraó Seti I e sua esposa, a rainha Tuya. Ramsés foi nomeado após o grande faraó Ramsés I, que era seu avô. Nascido no antigo Egito, Ramsés tinha cinco anos quando seu pai assumiu o trono. Ele foi educado por seu pai e foi treinado para se tornar o líder do Egito, mas ele não foi o único a receber este treinamento. Ele tinha um irmão mais velho que foi o primeiro na linha do trono e, como o filho mais velho do faraó, seu irmão foi feito príncipe. Por razões que são desconhecidas, ele morreu uma morte não natural, com a idade de 14. Após a morte prematura de seu irmão, Ramsés foi declarado o príncipe regente por seu pai, também com a idade de 14 anos, e depois faraó aos 25 anos de idade.
2. Ele quase perdeu a vida na mortal Batalha de Cades
Depois de se tornar príncipe regente, ele ajudou seu pai com suas expedições militares e, com a idade de 22 anos, ele estava liderando o exército egípcio e se tornou seu comandante. É um fato bem conhecido que, como um jovem faraó, Ramsés II travou batalhas ferozes para proteger as fronteiras do Egito contra os hititas, núbios, líbios e sírios. Mais tarde, mesmo como governante, ele foi lembrado por suas notáveis contribuições militares. Seu comando sobre o exército egípcio era notável. Em tenra idade, ele comandou uma pequena tropa contra os hititas e lutou uma das mais antigas batalhas registradas na história. Embora a Batalha de Kadesh tenha sido travada por um período significativo de tempo, ela não teve um resultado conclusivo. Ramsés II liderou seus 20.000 homens com cerca de 5.000 carruagens contra o magnífico exército hitita. Ramsés lutou ferozmente, escapando da morte no campo de batalha para recuperar as províncias que ele perdera para seus inimigos. Não está claro quem ganhou ou perdeu a guerra. No entanto, Ramsés emergiu como o herói da hora. Como o terceiro faraó da 19ª dinastia do Egito, Ramsés entrou nas páginas da história como um dos heróis de guerra mais corajosos e estratégicos. Seu longo reinado testemunhou avanços militares notáveis e a expansão do território egípcio sob seu governo foi enorme. Para saber mais sobre outras personalidades que marcaram a história antiga, você pode conferir este artigo.
3. A arquitetura egípcia floresceu durante o seu reinado
Ramsés II tinha um grande fascínio pela arquitetura. Durante seu longo governo, ele construiu e reconstruiu várias estruturas, monumentos e templos. Seu reinado viu grandes realizações arquitetônicas em termos de diversidade e design. Duas grandes obras que aconteceram sob sua orientação foram os gigantescos templos de Ramesseum e Abu Simbel. Ambos os templos exibem um novo estilo de arquitetura em termos de tamanho, design e complexidade. As características únicas que eram comuns a ambos os templos eram as estátuas gigantes do próprio Ramsés. O templo Ramesseum foi construído às margens do rio Nilo e foi tratado como o templo mortuário de Ramsés. Abu Simbel estava localizado na Núbia, no sul do Egito, e sua grandeza ainda pode ser vista hoje. Na entrada de Abu Simbel, há quatro figuras massivas de Ramsés II sentadas em um trono. Cada uma dessas figuras tem uma altura estimada de cerca de 20 metros, e três delas sobreviveram ao teste do tempo. No entanto, a quarta figura foi gravemente danificada. O templo agora é protegido e também é uma grande atração turística.
A razão pela qual suas estátuas foram construídas ao lado dos templos foi porque ele havia celebrado cerca de 14 “festivais de sed” durante seu reinado. O festival Sed foi celebrado para marcar o ano jubilar de 30 anos no poder e repetido a cada três anos depois disso. Quando Ramsés reinou por 30 anos, por tradição ele foi feito um deus egípcio.
Além desses templos, Ramsés também construiu uma nova capital egípcia antiga. Essa capital era conhecida como Pi-Ramesses. Sob seu governo, a cidade floresceu e a infraestrutura foi excepcional. Infelizmente, a capital não sobreviveu ao teste do tempo e sua glória foi perdida quando foi abandonada pelo povo. Para conhecer mais sobre as divindades que marcaram a história, você pode visitar este artigo.
4. Ele reinou por 66 anos
Ramsés foi declarado príncipe aos 14 anos e ascendeu ao trono aos 25 anos. Ele reinou de 1279 aC a 1213 aC, num total de 66 anos e dois meses e viveu até a idade de 90 anos. Acredita-se que no final de sua vida ele sofria de artrite e outras doenças. Este foi um dos reinos mais longos de um faraó no antigo Egito. Ele foi sucedido por seu 13º filho Merneptah. Quando Merneptah sucedeu o trono depois de Ramsés, ele tinha quase 60 anos de idade.
5. Sua rainha favorita era a rainha Nefertari
Ramsés II se casou com duas rainhas quando ele era apenas um príncipe. Sua primeira e mais amada esposa foi a rainha Nefertari. Diz-se que Ramsés II tinha mais de 200 esposas e concubinas e mais de 100 crianças. No entanto, foi a rainha Nefertari que passou a governar com Ramsés II. Nefertari foi referida como a Esposa Real do Faraó. Após sua morte, uma tumba espetacular foi feita para homenageá-la. Sua tumba, a QV66, é considerada uma das peças mais célebres da arquitetura decorada na civilização egípcia. A tumba tem belas esculturas de parede e pinturas da rainha, e Ramsés garantiu que o túmulo de sua amada esposa fosse um dos mais magníficos do Vale das Rainhas.
6. Ele capturou os piratas do mar Sherden no segundo ano de seu reinado
Os piratas do mar de Sherden eram uma enorme ameaça aos negócios marítimos dos antigos comerciantes do Egito, que foram severamente afetados pelo terror que esses piratas infligiram. Ramsés decidiu pôr fim a isso. Com um plano estratégico e com grande cavalheirismo, ele encerrou o reinado dos piratas do mar Sherden, ganhando muito apreço por isso e tornando-se mais popular entre seus cortesãos como resultado.
7. Ramsés II é lembrado na história por assinar o primeiro tratado de paz de todos os tempos
O conceito de assinar um tratado de paz tornou-se popular no século XIX. No entanto, o faraó Ramsés II estava muito à frente de seu tempo. Como o terceiro faraó do antigo Egito, ele estava entre os primeiros governantes do mundo a assinar um tratado de paz. De fato, o tratado de paz que ele assinou com os hititas é o mais antigo tratado de paz registrado no mundo. Como a Batalha de Cades não chegou a uma conclusão definitiva, ambas as partes recorreram à assinatura e cumprimento de um tratado de paz. Os detalhes exatos do tratado são desconhecidos, mas dizem que os hititas ficaram fora do território egípcio e respeitaram o tratado.
8. A múmia de Ramsés II revela que ele tinha um físico forte
Depois que Ramsés II morreu com a idade de 90 anos, sua múmia foi mantida no Vale dos Reis. Assim como a tumba de sua amada esposa, Ramsés também tinha uma tumba espetacular, mas isso teve um custo, e para manter a múmia a salvo de ladrões, ela foi posteriormente transferida para outro lugar. Atualmente, a múmia do grande faraó reside no Museu Egípcio, no Cairo. Uma pesquisa completa revelou que o grande faraó tinha feições agudas com uma mandíbula forte e um nariz afiado. Também foi descoberto que Ramsés tinha cabelos naturalmente vermelhos. Alguns historiadores chegaram a alegar que ele tinha uma figura alta e musculosa, que também pode ser vista em suas quatro gigantescas estátuas construídas em Abu Simbel.
9. Acredita-se que Ramsés aparece na Bíblia
A Bíblia menciona que Moisés pediu a um famoso faraó egípcio para libertar os israelitas e muitos historiadores acreditam que Ramsés II era esse grande faraó. Ramsés II sem dúvida era poderoso, e os 14 festivais de Sed do seu reinado fizeram dele uma figura divina entre as pessoas. Isso poderia fazer de Ramsés o poderoso faraó mencionado na Bíblia?
10. Ramsés teve muitos filhos
Este grande faraó é lembrado não apenas pelo número de esposas e concubinas que ele tinha, mas também pelo número de filhos que ele gerou. Os historiadores não podem dar o número exato com confiança, mas a estimativa aproximada é próxima de 100. Não muitos destes sobreviveram, no entanto, e seu sucessor imediato não foi seu primeiro filho, mas seu terceiro. Reinando por tanto tempo, ele sobreviveu a muitos de seus filhos, e seu eventual sucessor foi seu 13º filho.
Sendo o segundo maior governante do antigo Egito, Ramsés II foi um dos faraós mais poderosos que o Egito já havia testemunhado. O reino floresceu sob seu governo e prosperou em todos os aspectos. Seu longo governo fez dele uma figura divina entre as massas. Os edifícios que foram construídos durante o seu reinado ainda sobrevivem hoje e são os principais contribuintes para a indústria turística egícia, gerando uma receita considerável. Para explorar artefatos egípcios fascinantes, você pode conferir as opções disponíveis.