História da Grécia
A Grécia Antiga é um dos períodos mais importantes para a civilização ocidental. É aqui que surgiram alguns dos primeiros exemplos de arte, literatura, filosofia e democracia. A Grécia Antiga também foi palco de algumas das maiores batalhas da história, como a Guerra do Peloponneso.
A história da Grécia Antiga começa com a civilização minoica, que floresceu na ilha de Creta a partir do século XVI aC. A civilização minoica foi seguida pelos gregos micênicos, que estabeleceram um grande império no século XII aC. Após o declínio do Império Micênico, a Grécia entrou em um período de lutas internas, conhecido como a Era das Guerras Médicas. Estas guerras culminaram na vitória da Liga Ateniense, uma aliança de cidades-estados gregos liderada por Atenas.
Atenas se tornou o centro da cultura grega durante o Período Clássico, que durou de 490 aC a 323 aC. Nesse período, surgiram alguns dos maiores pensadores da história, como Sócrates, Platão e Aristóteles. A democracia ateniense também foi criada neste período, assim como algumas das mais importantes obras de literatura e arte grega.
O Período Clássico terminou com a conquista da Grécia pelo Império Macedônico, liderado pelo general Alexandre, o Grande. Após a morte de Alexandre, seu império foi dividido entre seus generais, que criaram os reinos helenísticos. A Grécia Antiga terminou com a conquista do Império Romano no século I aC.