10 invenções e descobertas da Grécia antiga que são notavelmente usadas hoje
As 10 principais invenções e descobertas da Grécia antiga que ainda são notavelmente usadas hoje em dia.
Grécia antiga pode ser creditada com muitas invenções e descobertas, embora muitas delas tenham sido desenvolvidas e adaptadas pelas gerações subsequentes. As descobertas dos antigos gregos nas áreas de astronomia, geografia e matemática fizeram delas pioneiras no campo da ciência. O interesse dos gregos na especificação científica do mundo físico pode ser visto desde o sexto século aC, e eles têm sido aclamados como os pais da ciência, da medicina, da zoologia e de muitas outras áreas. Notáveis líderes como Alexandre, o Grande e Péricles, e suas idéias inovadoras e filosóficas motivaram milhares de outros intelectuais ao longo da história. Aqui está uma lista das 10 principais invenções e descobertas da Grécia antiga que ainda são usadas hoje:
10. O Moinho de Água
Moinhos de água foram uma invenção revolucionária e foram utilizados em todo o mundo para fins de modelagem de metais, agricultura e, mais importante, moagem. Moer significa moer, e isso invariavelmente significa moer grãos. Isso, por sua vez, levou à produção de alimentos básicos comestíveis, como arroz, cereais, leguminosas, farinha e assim por diante. Desde a sua invenção, o moinho de água tem visto uma série de adaptações, que permitiram às pessoas usá-lo para usinar diferentes matérias-primas. Esses moinhos ainda são usados em muitas partes do mundo e servem a uma função similar.
Esta invenção útil tem suas origens da mais antiga roda de Perachora conhecida, criada no século III aC na Grécia, provavelmente inventada pelo engenheiro grego contemporâneo Filo de Bizâncio. Anteriormente, as partes do tratado mecânico sobre este moinho de água particular, escritas pelo próprio Philo, eram consideradas como tendo origem árabe. No entanto, uma pesquisa recente do historiador britânico MJT Lewis provou que o moinho de água era uma antiga invenção grega.
9. O Odômetro
Um dos instrumentos mais utilizados atualmente, o odômetro, mede a distância percorrida por um veículo, como uma bicicleta ou automóvel. Mesmo que os odômetros modernos sejam digitais, não há muito tempo eles eram mais mecânicos, evoluindo lentamente para a eletromecânica com o surgimento da tecnologia. Este instrumento onipresente também estava sendo usado na Grécia antiga.
Vitrúvio primeiro descreveu o odômetro como sendo usado para medir a distância por volta de 27 aC, mas as evidências apontam para Arquimedes de Siracusa como seu inventor em algum momento em torno da Primeira Guerra Púnica. Alguns historiadores também atribuem sua invenção a Heron de Alexandria. Independentemente de quem inventou, o odômetro foi amplamente utilizado no final do período helenístico e pelos romanos para indicar a distância percorrida por um veículo. Ajudou a revolucionar a construção de estradas medindo com precisão a distância. Os romanos foram então capazes de marcar cuidadosamente as distâncias com os marcos.
8. O despertador
Um dos gadgets mais usados nos dias de hoje é o despertador, e também teve suas origens na Grécia antiga. Com o passar do tempo, o despertador passou por uma série de mudanças e melhorias, desde o alarme mecânico até aparelhos modernos, como telefones celulares, que vêm com um alarme embutido.
Mas os primeiros alarmes usados pelos antigos gregos não eram nada como hoje. O engenheiro helenista e inventor Ctesibius (285-222 aC) ajustou suas clepsidras ou relógio de água com um mostrador e ponteiro para indicar a hora, e acrescentou um elaborado sistema de alarme que envolvia pedras caindo em um gongo, ou o sopro de uma trombeta forçando os frascos de sino para baixo na água e levando o ar comprimido através de uma palheta batendo em horários pré-estabelecidos. Dizia-se que o filósofo grego da antiguidade Platão (428–348 aC) possuía um grande relógio de água com um sinal de alarme não especificado semelhante ao som de um órgão de água. Ele usava à noite, possivelmente para sinalizar o início de suas palestras ao amanhecer.
7. Cartografia
Cartografia é o estudo e a prática de fazer mapas. Ele desempenhou um papel importante em viagens e navegação desde os tempos antigos. Embora as primeiras evidências conhecidas de cartografia apontem para a antiga Babilônia já no século IX aC, os gregos pegaram o que tinham à sua disposição e trouxeram a cartografia para uma nova luz. Anaximandro foi um dos primeiros cartógrafos pioneiros a criar um mapa do mundo. Nascido entre 611 e 610 aC, ele fez contribuições importantes para a ciência da astronomia e geografia.
Anaximandro é mencionado no trabalho de Aristóteles, que o classificou como aluno da escola física de pensamento, proposta por Thales. Anaximandro incluiu todas as áreas habitadas do mundo em seu mapa. O mapa apareceu em forma de tablet e apresentava Ionia no centro. Era delimitada a leste pelo mar Cáspio e se estendia até os Pilares de Hércules, a oeste. A Europa Central faz fronteira com o mapa no norte, enquanto a Etiópia e o Nilo aparecem no extremo sul.
Anaximandro fez imensas contribuições nos campos da cartografia e geografia e seu mapa do mundo foi de fato uma conquista maravilhosa da época.
6. Olimpíadas
As Olimpíadas modernas são um dos maiores espetáculos esportivos da era moderna. Mas quando Pierre de Coubertin, fundador do comitê olímpico internacional, iniciou a primeira Olimpíada moderna em 1896, ele se inspirou nas antigas Olimpíadas que ocorreram na Grécia há mais de 2.700 anos. De acordo com registros históricos, os primeiros Jogos Olímpicos antigos podem ser rastreados até 776 aC. Eles foram dedicados aos deuses do Olimpo e foram encenados nas planícias de Olímpia.
Os Jogos Isthmianos foram organizados a cada dois anos no Istmo de Corinto. Os Jogos Pythian ocorreram a cada quatro anos perto de Delphi. Os jogos mais famosos realizados em Olympia, no sudoeste da Grécia, aconteciam a cada quatro anos. Pessoas de todo o mundo grego vieram testemunhar o espetáculo. Os vencedores receberam coroas de folhas de oliveira ou coroas como prêmios.
5. Base da Geometria
A geometria é sem dúvida um dos ramos mais antigos da matemática, possivelmente mais antiga que a própria aritmética. E sua necessidade prática exigiu o uso de várias técnicas geométricas antes que qualquer uma delas fosse registrada na história. Os egípcios, os babilônios e o Indo estavam entre os primeiros a incorporar e usar muitas dessas técnicas, mas nunca elaboraram as regras e axiomas que governam a geometria. Os babilônios assumiram que o valor de Pi era 3 e nunca desafiaram sua exatidão.
Então veio a era da geometria grega e tudo mudou. Os gregos insistiram que os fatos geométricos devem ser estabelecidos pelo raciocínio dedutivo, como é feito hoje. Thales de Mileto, considerado o pai da geometria, propôs um número de axiomas e regras que foram verdadeiramente baseadas no raciocínio (chamado de verdades matemáticas) no século VI aC. Depois vieram os gostos de Pitágoras , Euclides e Arquimedes, cujos axiomas e regras geométricas ainda são ensinados nas escolas de hoje. Havia muito mais matemáticos e geômetras gregos que contribuíram para a história da geometria, mas esses nomes são os verdadeiros gigantes, aqueles que desenvolveram a geometria como a conhecemos hoje.
4. Primeiras Práticas de Medicina
O mundo antigo não se saía muito bem quando se tratava de curar doenças. Naquela época, as doenças deveriam ser a maneira dos deuses de punir os humanos e todos os possíveis remédios eram cercados de superstição. Tudo isso mudou quando Hipócrates de Cos começou a coletar dados e realizar experimentos para mostrar que a doença era um processo natural; que os sinais e sintomas de uma doença foram causados pelas reações naturais do corpo ao processo da doença. Nascido em 460 aC, Hipócrates era um antigo médico grego da era clássica e era considerado uma das figuras mais notáveis da história da medicina. Ele foi referido como o pai da medicina ocidental em reconhecimento de suas duradouras contribuições para o campo e foi o fundador da Escola de Medicina Hipocrática.
A mais famosa de suas contribuições é o Juramento de Hipócrates, que leva seu nome. Foi esse documento que primeiro propôs um padrão ético entre os médicos. Abrange muitos conceitos importantes que ainda são usados hoje, como a confidencialidade médico-paciente.
Saiba mais sobre as descobertas de Hipócrates aqui.
3. Filosofia Moderna
Antes da era da Grécia antiga, o mundo não via a filosofia como a vemos hoje. Estava mais envolta em superstição e magia do que jamais seria. Por exemplo, os egípcios acreditavam que, se o Nilo se erguia e inundava, tornando o solo escuro e fértil, seu faraó havia ordenado. Mas os gregos se aproximaram da filosofia de uma direção diferente. Eles desenvolveram a filosofia como uma maneira de compreender o mundo ao seu redor, sem recorrer à religião, mito ou magia. Na verdade, os primeiros filósofos gregos também foram cientistas que observaram e estudaram o mundo conhecido, a terra, os mares, as montanhas, o sistema solar, o movimento planetário e os fenômenos astrais.
Sua filosofia, baseada no raciocínio e na observação do mundo conhecido, desempenhou um papel central na formação da tradição filosófica ocidental. Filósofos como Sócrates , Platão e Aristóteles foram filósofos tão influentes que seus estudos foram usados para ensinar eras subseqüentes de romanos e outras culturas ocidentais.
2. Conceito de Democracia
A idéia de todo cidadão que tem oportunidades iguais e uma palavra no governo constitui o conceito de democracia. É um dos estilos de governança mais amplamente utilizados no mundo moderno. E ainda mais fascinante é o fato de que a democracia também teve suas origens na Grécia antiga. De fato, o conceito e a implementação da democracia podem ser rastreados desde os dias atuais até a antiga Atenas.
Embora haja evidências de que formas democráticas de governo, em um sentido amplo, possam ter existido em várias áreas do mundo bem antes da virada do quinto século, acredita-se geralmente que os conceitos de democracia e constituição foram criados em uma determinada lugar e tempo – na antiga Atenas por volta de 508 aC. Por esta razão, Atenas é considerada o berço da democracia. Essa transição da exploração pela aristocracia para um sistema político onde todos os membros da sociedade têm uma participação igual no poder político formal teve um impacto significativo nas civilizações futuras.
1. Descobertas na Ciência Moderna
Seria justo dizer que, dadas as evidências, os antigos gregos fizeram algumas contribuições de destaque em vários ramos da ciência. Eles fizeram algumas descobertas surpreendentes nos campos da astronomia, biologia e física que romperam com os estereótipos contemporâneos. Muitos intelectuais gregos antigos destacavam-se em matemática, física e astronomia.
Aristóteles introduziu a ideia da terra como um globo. Ele também classificou animais e é muitas vezes referido como o pai da zoologia. Teofrasto foi o primeiro botânico que conhecemos na história escrita. Os pitagóricos não só fizeram os primeiros avanços em filosofia e geometria, como também propuseram a hipótese heliocêntrica da terra girando em torno do sol e não o contrário, como se acreditava naquela época. Essa ideia estava tão à frente de seu tempo que era considerada uma blasfêmia. Arquimedes descobriu que submergir um objeto sólido na água deslocaria a mesma quantidade de líquido que o peso do objeto. Os gregos tiveram tanta influência nos primeiros conceitos da ciência que a maioria dos símbolos utilizados nas equações de física e matemática são derivados do alfabeto grego.
Veja também:
- Top 10 Invenções Romanas Antigas
- Top 11 invenções e descobertas da Mesopotâmia
- Top 18 Invenções Chinesas Antigas e Descobertas
- As 10 principais invenções da civilização maia
- Top 10 invenções e descobertas do antigo Egito
Conclusão
Sem dúvida, a sociedade grega inspirou as conquistas que moldaram a fundação da antiga civilização ocidental . Eles eram ousados o suficiente para ir em direções que nenhuma outra civilização havia se aventurado antes. Eles realizaram grandes feitos nas artes , filosofia, ciência, arquitetura e muito mais. Embora algumas de suas idéias tenham sido descartadas ao longo do tempo, muitas das descobertas e invenções dos antigos gregos ainda são usadas hoje em dia. A principal descoberta de que o sol está no centro do sistema solar já foi ignorada, mas depois redescoberta e acordada. De canhões a encanamentos, planejamento urbano, carrinhos de mão, chuveiros, faróis, canais e muito mais, as invenções e descobertas da Grécia antiga são numerosas e difundidas. Uma lista única não pode fazer justiça a eles.
Para saber mais sobre a influência da Grécia Antiga na literatura e na educação, clique aqui.
Para quem busca aprimorar suas habilidades em matemática, considere conferir este produto que pode ser útil.
Para mais informações sobre a democracia ateniense, acesse este link.
Para entender melhor a filosofia grega, você pode visitar esta página.