11 invenções e descobertas da Mesopotâmia

11 Mesopotâmia invenções e descobertas que tornaram possível a civilização humana. Invenções por Suméria e Babilônia na Mesopotâmia foram extremamente úteis.

11 invenções e descobertas da Mesopotâmia

O berço da civilização, a Mesopotâmia, foi o berço de muitas invenções e descobertas valiosas. Foi aqui que a agricultura começou. Irrigação e agricultura eram comuns nesta área por causa da terra fértil entre os rios Eufrates e Tigre. A invenção da agricultura possibilitou que os humanos permanecessem no mesmo lugar por um longo período de tempo sem depender da caça.

A primeira forma de escrita foi inventada na Mesopotâmia, assim como o primeiro meio de transporte: a carruagem e o veleiro. A maioria das ideias inovadoras que tomamos como garantidas hoje foram inventadas ou descobertas na Mesopotâmia. Aqui estão as 11 principais invenções e descobertas da antiga Mesopotâmia:

11. a roda

Primeira roda, Mesopotâmia

A primeira roda não foi usada para transporte. A roda foi inicialmente inventada como uma roda de oleiro e acreditava-se que existia por volta de 3500 a.C.

Embora se acredite que a roda tenha existido pela primeira vez na antiga Mesopotâmia, a roda mais antiga, chamada Roda dos Pântanos de Ljubljana, foi descoberta em Ljubljana, a capital da Eslovênia, em 2002 e remonta a 5.150 anos.

A roda era usada como uma forma luxuosa de transporte para os ricos, mas também era utilizada para irrigação, fabricação de cerâmica e moagem. A invenção da carruagem e outras inovações importantes na história foram baseadas na invenção da roda.

10. A Carruagem

Invenção de carruagem, Mesopotâmia

Com o tempo, os humanos aprenderam a domesticar cavalos, touros e outros animais úteis, e a invenção da carruagem seguiu a partir de sua domesticação. A carruagem foi o primeiro meio de transporte pessoal e tem sido usada por anos na guerra, esporte e para uso geral. A estrutura dos primeiros carros era de madeira clara com uma borda de madeira curvada. A primeira carruagem apareceu por volta de 3200 a.C. na Mesopotâmia e foi adotada por quase todas as civilizações até que o transporte motorizado passou a existir. As charretes eram usadas principalmente para transporte pessoal pela realeza e pelos ricos.

9. O Veleiro

Veleiro antigo, Mesopotâmia

O transporte por terra foi difícil e levou uma quantidade enorme de tempo. Os sumérios perceberam que o transporte via mar seria muito mais fácil e conveniente. O primeiro barco foi inventado e usado em rios e precisava ser navegado por humanos. O primeiro veleiro era um projeto simples e primitivo e ajudava no comércio e na navegação. Ele foi inicialmente usado para cruzar os rios Tigre e Eufrates para pescar e explorar outras áreas.

O veleiro primitivo era quadrado e a vela era feita de tecido. A direção do veleiro não podia ser alterada. Se o vento não soprasse na direção que eles queriam ir, eles teriam que esperar que o vento mudasse a seu favor.

8. O Arado

Primeiro arado chamado "ard" inventado na Mesopotâmia

Os humanos aprenderam a domesticar os animais e usá-los para facilitar a vida diária. Na Mesopotâmia, o homem primeiro aproveitou o boi e desenvolveu o primeiro arado chamado “ard”. O primeiro arado era feito de madeira e era muito pesado. O grande problema com o arado era que a sujeira se prendia a ele e precisava ser removida manualmente. Também não funcionou em grama grossa. A invenção do arado na Mesopotâmia ajudou os grupos de caçadores-coletores a permanecerem no mesmo lugar e usar a agricultura como alimento em vez de caçar.

7. Hora

Invenção do tempo

Os mesopotâmios desenvolveram o conceito de tempo, dividindo as unidades de tempo em 60 partes, o que levou a minutos de 60 segundos e horas de 60 minutos. Os babilônios fizeram um cálculo astronômico no sistema base 60 herdado dos sumérios. O número 60 foi escolhido porque era facilmente divisível por seis.

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

6. Astronomia e Astrologia

Astrologia, antiga Mesopotâmia

O conceito de astrologia foi desenvolvido durante o período sumério, quando até os incidentes do cotidiano tinham um significado espiritual. Acreditava-se que toda coisa boa ou ruim acontecia por um motivo.

Os astrólogos antigos observaram a localização dos planetas e aconselharam pessoas em altas posições sociais ou políticas de acordo com essas observações. Mitologia astronômica, como os conceitos das constelações como Capricórnio, Leão e Sagitário, foi transmitida aos gregos pelos sumérios e babilônios e ainda está em uso hoje.

As constelações também foram utilizadas nas atividades do dia a dia. Eles eram confiáveis para marcar as estações de colheita ou semeadura. Eles também mapearam o movimento do céu, do sol, das estrelas e da lua, e foram usados para prever eventos celestes como eclipses.

5. O Mapa

Mapa antigo da Mesopotâmia

O mapa mais antigo foi descoberto na Babilônia por volta de 2300 a.C. Cartografia antiga usada na Babilônia eram simples esboços em tabuletas de argila. Um mapa de argila descoberto na Mesopotâmia ilustra a região acadiana da Mesopotâmia (atual norte do Iraque). Abrange uma pequena área e foi usado principalmente como um mapa da cidade para campanhas militares, caças e comércio.

Embora o mapa tenha sido inventado na Mesopotâmia, a cartografia grega e romana tornou-se mais avançada e o conceito de terra esférica desenvolvido pelos filósofos gregos em 350 a.C. permitiu que os geógrafos desenvolvessem mais o mapa.

4. Matemática

Quando a civilização começou a florescer, as pessoas começaram a negociar e precisavam de um sistema preciso para contar os bens que davam e recebiam. Os sumérios foram as primeiras pessoas na terra a desenvolver o conceito de contagem.

Eles também desenvolveram o sistema sexagesimal, ou base 60. O sistema sexagesimal ajudou a desenvolver conceitos como o círculo de 360 graus e o ano de 12 meses.
Eles usaram 12 dedos para contar em uma mão e outros cinco dedos na outra mão. Os babilônios usaram a base 6 (nosso sistema moderno usa a base 10), onde os dígitos da coluna da esquerda representam grandes valores.

O conceito de zero foi desenvolvido pelos babilônios. As pessoas entenderam o valor de não ter nada, mas o conceito de zero numérico não foi inventado antes disso. Muitos estudiosos acreditavam que o conceito de zero foi desenvolvido pelos babilônios e seguido e adaptado por várias civilizações em todo o mundo. Alguns também argumentam que foi originalmente inventado na Índia.

3. Civilização Urbana

Mesopotâmios iniciaram o conceito de urbanização

Muitas vezes conhecido como o berço da civilização, a Mesopotâmia desenvolveu o conceito de urbanização. Pela primeira vez na história, os humanos começaram a se estabelecer em um lugar específico. A invenção da agricultura tornou possível alimentar mais pessoas e animais que vivem em um único local. As pessoas aprenderam a negociar e o conceito de impostos foi desenvolvido.

A Mesopotâmia emergiu como uma das primeiras cidades do mundo a ser construída com tijolos secos ao sol. A urbanização na Mesopotâmia começou no período de Uruk (4300–3100 a.C.) e o maior assentamento na história da humanidade a ser construído foi feito usando edifícios monumentais de tijolos de barro por volta de 3200 a.C. A cidade foi cercada por enormes muros construídos pelo rei Gilgamesh.

2. A primeira forma de escrita: escrita cuneiforme

Cuniforme: primeiro escrito

Os sumérios desenvolveram a primeira forma de escrita chamada “cuneiforme” para manter registros de negócios. Foi usada principalmente no comércio, onde os comerciantes registravam informações como a quantidade de grãos comercializados. Os mesopotâmios também usavam a escrita para registrar eventos diários como a astronomia.

Cuneiforme evoluiu como um simples pictograma. Por exemplo, o pictograma de um cavalo pode ser uma pequena imagem de um cavalo. O escritor teve que arrastar a ponta de uma caneta em barro molhado para criar uma forma. Era difícil lembrar de cada personagem e levaria 12 anos para uma pessoa aprender a escrever em escrita cuneiforme.

Os símbolos foram reduzidos a 600 palavras em 2900 a.C. e escribas (pessoas que foram contratadas para escrever) eventualmente mudaram a escrita de uma imagem desenhada para um selo ou impressão usando uma caneta tipo cana com uma ponta em forma de cunha. A escrita cuneiforme foi usada pelos assírios, elamitas, hititas, babilônios e acádios por cerca de 3.000 anos.

1. Agricultura e Irrigação

Agricultura, Mesopotâmia

Os antigos agricultores da Mesopotâmia cultivavam trigo, cevada, pepino e outros alimentos e vegetais diferentes. Eles usaram enxadas de pedra para arar o solo antes da invenção do arado.

Os rios Tigre e Eufrates, que cercavam a Mesopotâmia, tornavam a irrigação e a agricultura muito mais fáceis e convenientes. Os mesopotâmios aprenderam a controlar o fluxo de água do rio e o usaram para irrigar plantações. Durante a principal estação de crescimento, o fluxo de água foi devidamente regulado. Cada fazendeiro recebeu uma certa quantidade de água que foi desviada de um canal para uma vala de irrigação.

Conclusão

A maioria das invenções e descobertas dos antigos mesopotâmios tornou-se mais avançada nas civilizações posteriores. No entanto, as invenções mesopotâmicas levaram a coisas muito básicas que eram necessárias para os humanos se estabelecerem em um grupo, como a escrita, a agricultura e a civilização urbana.

Para facilitar sua experiência na agricultura, você pode conferir algumas ferramentas úteis neste link.


Arthur Valente
Arthur Valente
Responsável pelo conteúdo desta página.
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00