10 mais antigos pedaços de arte já descobertos

Arte mais antiga já descoberta na história da humanidade. Todas essas artes da arte pré-história foram descobertas por vários arqueólogos.

10 mais antigos pedaços de arte já descobertos

A arte tem sido um meio de expressão desde a evolução da humanidade. A descoberta da escultura pré-histórica e da arte rupestre sugere que diferentes formas de artes têm sido praticadas desde o começo da história humana. Embora os métodos artísticos fossem diferentes, a expressão de idéias e emoções através da arte era comum. Acreditava-se inicialmente que a arte antiga existia principalmente na Europa. No entanto, a descoberta da arte rupestre na Indonésia levantou novas questões entre os arqueólogos. As fascinantes esculturas e arte rupestre encontradas em diferentes partes da África e da Indonésia indicam que a arte era de fato amplamente praticada em diferentes partes do mundo. Aqui está uma lista das 10 peças de arte mais antigas já descobertas:

10. Vênus de Hohle Fels (38.000 a 33.000 aC)

Vênus de Hohle Fels

Esta escultura preciosa e única criada na tradição Aurignaciana foi datada entre 38.000 e 33.000 aC. Descoberta no sudoeste da Alemanha, a pequena escultura de marfim de uma figura feminina era conhecida como Vênus de Hohle Fels ou Vênus de Schelklingen. Foi descoberto em 2008 por uma equipe de arqueólogos liderada por Nicholas J. Conard, da Universidade de Tübingen.

9. Homem Leão do Hohlenstein Stadel (38.000 aC)

Homem Leão do Hohlenstein Stadel (38.000 aC)

Descoberto no Hohlenstein Stadel, nos Alpes da Suábia, no sudoeste da Alemanha, o Homem-Leão de Hohlenstein Stadel é o mais antigo entalhe de animais antropomórfico conhecido. A escultura de 38.000 aC é a primeira obra de arte descoberta na Europa a representar uma figura masculina. O Hohlenstein Stadel é uma das três cavernas para produzir evidências paleontológicas importantes. O Lion Man de 11 polegadas foi esculpido usando ferramentas simples de corte de sílex. Esta peça notável foi descoberta em 1939 pelo arqueólogo Robert Wetzel.

8. Sulawesi Cave Art (37.900 aC)

Arte da caverna de Sulawesi (37.900 BC)

A arte da caverna de Sulawesi consiste em stenciling da mão que remonta pelo menos a 37.900 BC. Foi uma das pinturas mais antigas de seu tipo já descobertas no mundo. É a segunda pintura mais antiga do mundo, depois das pinturas rupestres de EL Castillo, datadas de cerca de 39.000 aC. Descoberto em Sulawesi, na Indonésia, tornou-se um tesouro entre as obras de arte pré-históricas e uma espécie de revolução no estudo da evolução da humanidade. Veja também as 10 Causas da Primeira Guerra Mundial

7. Pinturas rupestres de El Castillo (Disco Vermelho) (39.000 aC)

Pinturas rupestres de El Castillo

Os mais antigos de seu tipo, essas pinturas em cavernas de pedra contêm sinais abstratos e estênceis de mão na face da rocha. Uma variedade de pinturas foram descobertas na caverna de El Castillo pelo arqueólogo Hermilio Alcalde del Rio, e um disco de ocre vermelho chamado Galeria das Mãos foi submetido a datação de urânio-tório e encontrado até hoje pelo menos 39.000 aC. Ainda não se sabe se os neandertais ou o Homo sapiens pintaram a caverna. Os neandertais existiam na Europa antes de 40.000 aC, mas estavam se extinguindo quando o Homo sapiens migrou da Europa para a Europa.

As primeiras obras de arte já encontradas na forma de um entalhe de marfim fazem com que a maioria dos especialistas em campo acredite que o Homo sapiens, ou humanos modernos, foi responsável pelas pinturas de El Castillo. No entanto, não há mais evidências para apoiar isso.

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

6. Petroglifos da Caverna La Ferrassie (60.000 aC)

La Ferrassie petroglyphs da caverna

Esta caverna de Neandertal, situada no sudoeste da França, é famosa por “cupule”, uma forma primitiva de arte rupestre que existia no continente povoado e era praticada em torno das três eras da Idade da Pedra. É uma das mais antigas formas pré-históricas de arte na Europa. A extinção do homem de Neandertal por volta de 40.000 aC sugere que essa arte pode ser datada entre 70.000 e 40.000 aC.

5. gravuras de casca de ovo Diepkloof (60.000 aC)

Gravuras de casca de ovo (60.000 aC)

Descobertas em Diepkloof Rock Shelter em Western Cape, África do Sul, as gravuras Diepkloof em casca de ovo são outro conjunto de maravilhosas gravuras rupestres que datam de aproximadamente 60.000 aC. Eles foram encontrados esculpidos em uma casca de ovo de avestruz usando técnicas de arte abstrata, como hachura e motivos geométricos.

4. gravuras da caverna de Blombos (70.000 BC)

Gravuras de caverna de Blombos

Uma das mais antigas peças da arte subsaariana africana, a arte rupestre da Caverna dos Blombos contém duas peças de rocha ocre gravadas com sinais abstratos geométricos e uma série de contas feitas de conchas de Nassarius kraussianus. Eles foram descobertos em 2002 e foram datados em cerca de 70.000 aC. Sua descoberta sugere que os pré-humanos da época eram capazes de gerar e compreender símbolos e abstração.

Veja também:
Top 10 peças pendentes da arte romana antiga

3. Vênus de Tan-Tan (200.000 a 500.000 aC)

Vênus de Tan-Tan

Cerca de 6cm de comprimento e 2cm de diâmetro, a Vênus de Tan-Tan é uma das peças mais antigas de escultura pré-histórica e foi descoberta no rio Draa, perto da cidade marroquina de Tan-Tan. Acredita-se que a obra de arte foi feita na era pré-Homo sapiens.

2. Vênus de Berekhat Ram (230.000 a 700.000 aC)

Vênus de Berekhat Ram

Rodeada de controvérsias, a Vênus de Berekhat Ram é outra das mais antigas esculturas pré-históricas antigas já descobertas. Alguns paleontologistas acreditam que ela foi formada por erosão natural e não por mãos humanas. Foi descoberto nas Colinas de Golan entre a Síria e Israel em 1981 pelo arqueólogo N. Goren-Inbar (Universidade Hebraica de Jerusalém). Acredita-se que seja anterior tanto ao Homo sapiens quanto ao Neanderthal, possivelmente criado por hominídeos anteriores, como o Homo erectus.

1. Bhimbetka e Cupulas de Daraki-Chattan (290–700.000 aC)

Bhimbetka e Daraki-Chattan

As cúpulas de Bhimbetka e Daraki-Chattan são as peças mais antigas da arte pré-histórica já descobertas e foram datadas de cerca de 700.000 aC, quase quatro vezes mais antigas que a arte da Caverna de Blombos. Eles foram descobertos em duas antigas cavernas de quartzito na região de Madhya Pradesh, na Índia central.

Conclusão

Essas descobertas sugerem que diferentes formas de arte foram praticadas ao longo da evolução da humanidade. Arte rupestre e escultura eram comuns e talvez a única arte da pré-história que foi preservada. Confira também as 10 batalhas mais sangrentas da 1ª Guerra Mundial

Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00