10 pessoas mais famosas do Egito

O antigo Egito contribuiu muito para vários campos, como ciência, literatura e filosofia. Aqui está uma lista das pessoas mais famosas do antigo Egito.

10 pessoas mais famosas do Egito

Nos tempos antigos, os governantes egípcios eram chamados de faraós. Os faraós eram o equivalente dos reis e eram as únicas pessoas significativas e célebres. Eles governaram o Egito por cerca de 3.000 anos. Os faraós tinham que manter a linhagem real e, como resultado, eles frequentemente tinham que se casar com seus irmãos. Os faraós do Egito eram tratados como deuses e os egípcios tinham a tradição única de fazer múmias pelos mortos para demonstrar respeito. Muitas dessas múmias ainda existem hoje.

Embora o Egito tenha contribuído muito para vários campos, como ciência, literatura e filosofia, o país é conhecido principalmente por sua arquitetura única e artefatos que o diferenciam de outros países. Saiba mais sobre a arquitetura do antigo Egito.

Algumas das pessoas mais famosas do Egito eram:

1. Moisés

Atravessando o Mar Vermelho com Moisés

Moisés foi um líder religioso no Egito em 1391 aC. Ele nasceu na terra de Goshen. Ele também foi considerado como legislador de Israel. Durante seu tempo, a prática da escravidão era comum no Egito. Os escravos exploravam seus escravos e os tratavam como animais. Embora Moisés tenha nascido em uma família de escravos hebreus, ele foi adotado como um bebê e recebeu todos os benefícios da realeza. Ele foi bem educado e considerado o filho do príncipe. Depois que ele soube de seu nascimento e família original, ele fugiu para as ilhas do sul, onde ninguém foi capaz de encontrá-lo.

Ele foi depois dito por Deus para ajudar outros escravos que ainda estavam sendo explorados no Egito por seus senhores. Seguindo o que ele sentiu as palavras de Deus, ele retornou ao Egito e cumpriu a missão de Deus de ajudar esses escravos a escapar. Ele então formou uma comunidade hebraica e se tornou o profeta de todas as religiões abraâmicas, muito próximas do judaísmo. Ele foi visto como professor pelos seus seguidores. Depois de ter servido como líder por um tempo, ele entregou sua tarefa a Josué e deixou Israel.

2. Ibn Khaldun

Ibn Khaldun foi um historiador e historiador. Ele nasceu no início de 1332 no Egito e foi considerado o pai da sociologia moderna. Ibn Khaldun nasceu de uma família rica. Ele aprendeu com muitos bons professores, mas também gostava de se educar. Embora ele fosse rico, ele teve muitas dificuldades enquanto crescia e perdeu seus pais no início da adolescência.

Ele era mais conhecido por sua inteligência e educação e seguiu uma carreira na política. As complexidades da política influenciaram a forma como ele via as pessoas e quando ele se opunha a algo que ele acreditava estar muito errado, ele foi preso. Em sua libertação da prisão, ele se tornou um estudioso. Ele escreveu muitos livros para compartilhar seu conhecimento e esses livros ainda são relevantes para os leitores de hoje. Ele foi muito aclamado por seus escritos e é considerado o maior filósofo de sua época.

3. Maimônides

Maimônides

Maimônides era um filósofo judeu muito conhecido. Ele nasceu em 1135 na Espanha. Além de filósofo, ele também era médico e estudioso. Ele desenvolveu um interesse em ciência e filosofia quando era muito jovem. Supunha-se que ele seguiu a tradição dos gansos a qual muitas pessoas se opunham na época, acreditando que a lei muçulmana era de maior importância. Ele escreveu muitos livros que refletiam sua personalidade e filosofias. Maimônides foi eleito líder dos judeus egípcios, e acredita-se que ele foi escolhido não apenas por suas qualidades de liderança, mas também por sua compaixão para com seu povo. Seus pais deixaram sua riqueza para seu irmão mais novo, que era comerciante, e depois da morte de seu irmão, Maimônides passou a aprender medicina e se tornar médico. Ele tinha um imenso conhecimento da medicina grega.

📒 Leia online gratuitamente centenas de livros de História Antiga

4. Ankhesenamun

As rainhas egípcias eram mais populares que suas contrapartes masculinas. Ankhesenamun era uma rainha que nasceu em 1348 aC e faleceu aos 26 anos. Ela era irmã e esposa do faraó bem conhecido, Tutancâmon, e possivelmente havia sido casada com outros faraós, assim como seu próprio pai depois da morte. morte de sua mãe.

Era comum os faraós se casarem com seus próprios familiares, como irmãos ou primos. Eles acreditavam que, desta forma, a linhagem real permaneceria pura e não contaminada e o governante seria sempre da própria família real. A desvantagem disso era que os governantes então assassinavam seus próprios irmãos para que eles pudessem dominar todo o Egito. Ankhesenamun faleceu em uma idade muito jovem e não muito tem sido escrito sobre ela, embora haja rumores de que ela teve filhos com seu pai.

5. Akhenaton

Akhenaton era um faraó egípcio que morreu em aproximadamente 1332 aC. Ele era conhecido por revolucionar o sistema do politeísmo e introduzir a adoração de Aten, que era um aspecto do deus sol. Ele acreditava firmemente que as pessoas deveriam adorar o sol e isso pode ser visto na arte durante esse período. Ele também construiu muitos templos para que o povo pudesse adorar essa divindade. Muitas pessoas também foram feitas para mudar seus nomes quando se tornaram seguidores de Aton. Akhenaton governou com seu pai por oito anos antes de ser coroado rei logo após a morte de seu pai. Ele era conhecido por ter todas as habilidades necessárias para governar e, com o passar dos anos, ele continuamente revisou a religião egípcia.

Após sua morte, muitas das coisas que ele impôs ao povo foram abandonadas e os monumentos que ele construiu foram destruídos. As pessoas voltaram para seus nomes de família anteriores e continuaram a acreditar nos deuses que haviam adorado antes de Aton. Isso sugeriu fortemente que Akhenaton era um impostor que não tinha empatia com seu povo e os forçou a seguir o que ele mesmo achava que era absoluto e correto.

6. Cleópatra

Fatos de Cleópatra VII

Cleópatra assumiu o lugar de seu pai em sua morte. Ela era bem conhecida por sua beleza, como retratada em várias pinturas e esculturas, e por sua força como uma régua. Cleópatra também foi bem informada em muitos outros campos e durante seu reinado, dedicou seu tempo à administração dos estados egípcios. Sua capacidade de falar vários idiomas a teria ajudado nessa tarefa. Ela era muito boa como administradora, criando muitas políticas que ajudaram a economia egípcia a prosperar. Durante seu reinado, havia prata, cobre e outras moedas de metal com sua imagem gravada nelas, mas sem moedas de ouro.

Depois que ela cometeu suicídio, seus filhos foram atendidos pela segunda esposa de seu pai. Seus irmãos e seu filho governaram o Egito depois dela, mas ela foi a última rainha egípcia antes que os romanos assumissem o poder. Seus assuntos com os líderes romanos Júlio César e Marco Antônio foram bem documentados.

Saiba mais sobre a Cleópatra e suas contribuições ao Egito neste artigo.

7. Hatshepsut

Faraó Egípcio de Hatshepsut

Hatshepsut serviu como faraó até que o faraó Thutmose III tinha idade suficiente para tomar o poder. Ela agiu como o faraó por quase duas décadas e foi muito bem sucedida e amada pelo povo. Sob seu governo, o Egito era pacífico e floresceu, muitos edifícios e santuários foram construídos e o país tornou-se economicamente estável. Ela era a esposa e irmã de Tutmés II e passou a ser a esposa do filho de Tutmés II, Tutmés III. Após sua morte, Thutmose III removeu suas pinturas e esculturas das paredes dos templos e outros edifícios.

8. Nefertiti

rainha nefertari

A linhagem real de Nefertiti não pode ser confirmada, mas ela alegou ser a filha de Ay e sua esposa. Ela se tornou a esposa real do imperador, Akhenaton, e teve seis filhas com ele. Pinturas antigas mostram que ela adorava o deus sol com o marido e ensinava seus filhos a fazê-lo também. Após a morte do marido, ela é conhecida por ter sido co-regente com o faraó. Ela era uma boa administradora.

9. Ramses II

Estátua de cabeça de Ramsés II

Ramsés II foi o maior e mais célebre faraó egípcio do seu tempo. Na idade de 14 anos, ele foi feito príncipe por seu pai e ele governou por seis décadas após a morte de seu pai. Logo no início de seu reinado, ele construiu muitos monumentos e templos para promover a civilização egípcia. Ele lutou inúmeras guerras e tornou o Egito rico em recursos antes de sua morte com a idade de 90 anos.

Saiba mais sobre Ramses II e suas realizações neste artigo.

10. Tutancâmon

Máscara Dourada de Tutancâmon

Tutankamon era um faraó muito jovem. Nascido em 1332 aC, ele se casou muito cedo com sua meia-irmã Ankhesenamun. Ele faleceu quando ele tinha apenas 18 anos.

Durante seu reinado, ele mudou o deus que os egípcios usavam para adorar do deus Aten ao deus Amon. Ele construiu templos para o deus Amon e então se nomeou Tutancâmon, o que significava a imagem viva de Amon. Ele fez grandes esforços para os reinos viverem em paz uns com os outros, mas apesar desses esforços, ainda havia muitas guerras que enfraqueceram as economias dos reinos individuais. Ele estava com deficiência física e não lutou sozinho. Ele era conhecido por ser um excelente conselheiro e filósofo e as flores encontradas em seu túmulo sugerem que ele foi apreciado por muitas pessoas.

Sua múmia contém dois corpos de crianças que as pessoas supõem serem os bebês prematuros que sua esposa Ankhesenamun havia dado à luz. Foi dito que ele e sua esposa tiveram um casamento muito apaixonado, mas nunca tiveram filhos devido às deficiências de Tutancâmon. Ele tinha muitas esposas. O motivo de sua morte ainda é desconhecido. Relatos sugerem que ele pode ter sido assassinado por seu trono pelo avô de sua esposa, mas isso não é substanciado.

Esses famosos egípcios colocaram o Egito no mapa. O país tem uma rica história e cultura e estava muito à frente de seu tempo. O povo do Egito foi o primeiro a fazer uso de coisas como pasta de dente, lençóis e muitos outros itens que as pessoas ainda usam hoje. Eles eram excepcionais no campo da construção, fazendo edifícios intricados e geometricamente precisos, como as pirâmides, muito antes da introdução da tecnologia moderna, e muitos desses edifícios ainda existem hoje.

Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00