10 Pessoas Famosas na Roma Antiga
Top 10 pessoas famosas da Roma antiga que fizeram algumas coisas notáveis. Pessoas que eram famosas em Roma e ainda são lembradas.
Houve uma época em que o Império Romano ostentava a estrutura política e social mais extensa da história da antiga civilização ocidental . No auge do império no primeiro e segundo séculos dC, a Roma antiga cobria 6,5 milhões de quilômetros quadrados de terra, e o número de habitantes era estimado entre 50 e 90 milhões. Roma antiga deu origem a muitas personalidades famosas como Júlio César, Cícero e Augusto, e muitos outros romanos de renome que ainda são lembrados hoje. Mas também viu o reinado de notórios imperadores como Nero e Calígula, entre outros, cujos regimes de terror ainda causam um arrepio na espinha dos historiadores ou praticamente qualquer um que lê sobre como era viver naqueles tempos. De gladiadores famosos , os antigos superstars romanos, a poderosos imperadores que causaram um impacto duradouro, aqui está uma lista das 10 pessoas mais famosas da Roma antiga:
10. Nero
Nero era conhecido como o “louco de Roma” e era o mais famoso romano de todos os tempos. Ele fez da vida cotidiana de Romanos um caso sombrio durante seu reinado, que durou de 54 a 68 dC. Então, o que um infame quase-ditador está fazendo nessa lista? Bem, quando você faz uma lista de pessoas famosas, você coloca o bem, o mal e o feio também! Nero era parte feio e todo ruim.
Durante seu governo, dois terços de Roma foram incendiados, o que levou a uma enorme perda de vidas e propriedades. E mesmo que ele não pudesse parar a blitz, ele nem tentou apagar o fogo. Em vez disso, ele viu Roma queimar no chão de seu palácio, cantando toda a catástrofe. As coisas ficam ainda mais feias quando as evidências apontam para Nero ser quem iniciou o incêndio, em primeiro lugar, porque o Senado Romano se recusou a dar-lhe terras para construir um novo palácio. A primeira coisa que fez quando o incêndio se acalmou foi construir um novo palácio no espaço recém-desocupado.
9. Commodus
A maioria de nós conhece este imperador que se tornou um gladiador do famoso filme Gladiador, no qual o Imperador Lucius Aurelius Commodus foi interpretado pelo talentoso ator Joaquin Phoenix. Quebrando a tendência de ascensão ao trono com base no mérito, Commodus assumiu o trono como um direito de nascimento. Seu pai, Marco Aurélio, era considerado um dos maiores romanos que já subiu ao trono, e Commodus, compreensivelmente, não poderia viver de acordo com seus padrões. Mas seu fracasso como imperador foi tão épico que desfez a maior parte do bem que Marco Aurélio havia tentado alcançar durante seu reinado.
Um egomaníaco cruel e faminto de poder, ele se via como numero uno no mundo. Ele se intitulava em Hércules e se considerava um gladiador, muitas vezes negligenciando seus deveres políticos e entrando na arena de combate contra oponentes fracos e pobres. Desnecessário dizer que esse cara era odiado pela maioria dos romanos e acabou sendo assassinado por seu próprio círculo íntimo.
8. Trajano
Espanhol de nascimento, Marcus Ulpius Trajan foi o primeiro imperador romano de origem não italiana. E ele certamente se tornou um dos mais destacados imperadores da Roma antiga . Seu reinado viu Roma atingir novos patamares de desenvolvimento e uma considerável expansão do império. Ao contrário de seus muitos predecessores, ele tratava o Senado romano com respeito e sempre se certificava de que os candidatos mais competentes e honestos fossem designados como os governantes das províncias.
Trajano serviu como soldado sob o reinado de seu pai. No entanto, ele não era apenas um imperador com sólida formação militar, ele também era conhecido por sua sabedoria e dignidade. Sua primeira prioridade era sempre o bem-estar das pessoas comuns. Ele forneceu grãos grátis aos pobres e até estabeleceu fundos para pessoas e crianças pobres. Ele também facilitou muitos desenvolvimentos públicos populares, como novas estradas e portos. Escusado será dizer que o reinado do imperador Trajano foi brilhante.
7. Tiberius Gracchus
Mesmo que Tibério Graco veio de uma das famílias de elite de Roma, ele era conhecido por suas lutas em nome do povo pobre de Roma, e fez esforços louváveis para trazer alívio para as vidas dos que não têm junto com seu irmão Gaius Gracchus. Como destacado oficial durante a Terceira Guerra Púnica, foram suas habilidades de negociação que salvaram a vida de mais de 20.000 soldados romanos quando se viram em estado de extrema dificuldade em Numantia. Embora este movimento tenha sido ressentido pelo senado romano, que sentiu que o exército romano havia desistido sem lutar, Tibério reconheceu a fragilidade do poder romano.
No entanto, ele é mais conhecido por suas ideologias e práticas de igualdade entre a elite da classe alta e os camponeses de classe baixa. Com o sofrimento dos trabalhadores camponeses piorando a cada dia, a ascensão do trabalho escravo degradou ainda mais os camponeses e, por razões óbvias, suas idéias não eram populares entre o Senado e a elite romana que possuíam grande parte da terra. Eventualmente, ele foi assassinado em um tumulto desencadeado por seus adversários senadores.
6. Constantino
Constantino I também era conhecido como Constantino, o Grande, e ele passou a ser um daqueles imperadores que faziam verdadeira justiça aos seus nomes. O vasto Império Romano havia sido dividido entre muitos governantes diferentes no terceiro século dC Constantino derrotou todos os aspirantes a imperadores e unificou as divisões no reino romano. Ele então decidiu transferir a capital de Roma para o que era então Bizâncio. Ainda não satisfeito, ele passou a renomear a nova capital como a mais familiar Constantinopolis.
Constantino é conhecido na história como o primeiro imperador romano cristão. Ele não apenas iniciou a evolução do Império Romano em um estado cristão, mas também abriu um caminho para uma cultura com distintas influências do cristianismo, que eventualmente teve um enorme impacto na cultura medieval ocidental.
5. Gaius Marius
Este lendário general e estadista romano, sozinho, evoluiu o exército romano em um dos corpos de combate mais eficazes e bem organizados que o mundo já viu. Um estrategista astuto, Gaius Marius também ocupou o cargo de cônsul sem precedentes sete vezes seguidas. No entanto, ele é mais conhecido pelas mudanças que ele trouxe para as legiões militares romanas, reformas dramáticas e influentes que mudaram para sempre as regras de engajamento.
Numa época em que ataques e invasões de tribos bárbaras e alemãs representavam uma enorme ameaça para toda a República Romana, ele viu a necessidade de aumentar o recrutamento que estava significativamente baixo por causa dos padrões rígidos que foram estabelecidos para os soldados em potencial. Mas uma vez que Marius assumiu, homens das províncias poderiam se inscrever para o exército e com o tempo se tornarem cidadãos romanos. Ele passou a ganhar muitas batalhas decisivas com seu novo exército, sendo as famosas as batalhas de Aquae Sextiae e Campi Raudii, onde suas vitórias salvaram a república de uma aparentemente inevitável derrota bárbara.
4. Marcus Cicero
“A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas o pai de todos os outros.” Esta citação atemporal, e muitos outros como ela, veio do famoso filósofo romano Marco Túlio Cícero. Amplamente considerado um dos maiores oradores e escritores a ter vivido na Roma antiga, ele também foi um filósofo, respeitado político, advogado, teórico político, cônsul e constitucionalista.
Como escritor, sua influência na língua latina foi tão grande que subseqüentes escritos até o final do século 19 homenagearam seu estilo. Contemporâneo de Júlio César, Cícero também escreveu vários livros, dos quais seis sobre retórica sobrevivem hoje junto com fragmentos de oito outros sobre filosofia.
3. Júlio César
Júlio César é indiscutivelmente o mais conhecido dos antigos romanos. Mesmo que a maioria das pessoas não tenha a menor idéia quando se trata da Roma antiga, as chances são de que eles ainda terão ouvido falar do prodigioso imperador romano (e ditador auto-nomeado) Júlio César. O conflito na Gália estava provando ser o maior obstáculo para o caminho da glória romana, e foi sua brilhante campanha para conquistar a Gália, o que levou ao seu sucesso, suas estratégias ainda sendo estudadas, treinando generais até hoje. Ele também liderou expedições para a Alemanha e a Grã-Bretanha, ambos territórios estrangeiros para Roma na época.
Mas seu sucesso implacável também deu origem a vários inimigos políticos, que conspiraram contra ele várias vezes. Foi quando ele cruzou o famoso Rubicão e assumiu o controle de Roma como um ditador que seus adversários silenciosamente o atacaram. Essa animosidade acabou levando ao seu assassinato, que foi planejado por senadores romanos que repetidamente o esfaquearam até a morte.
Veja também: Top 10 invenções da Roma Antiga
Top 10 invenções da Roma Antiga
2. Spartacus
Sem dúvida, o gladiador mais famoso de toda a história romana foi Spartacus. Spartacus, um trácio de nascimento, foi um soldado capturado na guerra e depois vendido como escravo para lutar como gladiador. Mas, como a história tem provado repetidas vezes, enquanto você pode tirar a liberdade de um soldado, a feroz vontade de independência do guerreiro nunca se renderá. Antes de ser escravizado e forçado a lutar nas arenas romanas, pouco se sabia sobre ele, em grande parte porque os romanos nunca se deram ao trabalho de documentar as primeiras vidas dos gladiadores.
Estima-se que, no seu auge, o número de escravos em Roma era de cerca de um milhão e meio. No entanto, apesar das repetidas revoltas de escravos, os romanos nunca os levaram a sério. Aqueles no poder estavam descansando sobre os louros. O primeiro Spartacus convenceu cerca de 70 colegas gladiadores a se revoltar e fugir para as encostas do monte Vesúvio. Então, durante um período de cerca de dois anos, até 71 aC, ele libertou um número de escravos e os treinou para formar um exército de 70.000 indivíduos. Isso imediatamente capturou a atenção do Senado Romano, que enviou várias legiões para combater a força de escravos e matar Spartacus, mas não antes de deixar sua marca na história romana.
1. Augustus
Nascido Gaius Octavius, Augusto é conhecido como o fundador do Império Romano, e um afastamento da antiga República Romana e seu primeiro imperador. Ele reinou de 27 aC até sua morte em 14 dC. O Senado mudou seu nome para “Augustus” em homenagem a suas grandes realizações. Quando a conspiração por trás do assassinato de Júlio César veio à luz, Augusto passou a vingar sua morte junto com o mais próximo aliado de César, Marco Antônio. Mais tarde, ele teve um desentendimento com Antony, e mostrando grande força de caráter, ele derrotou Antônio e a rainha egípcia Cleópatra em batalha, garantindo assim seu caminho para a glória.
Apesar da oposição contínua, Augusto permaneceu forte e seu reinado lançou as bases de um regime que durou quase 1.500 anos até o declínio final do Império Romano do Ocidente. Juntamente com o Senado Romano, ele escreveu uma nova constituição para o grande Império Romano sobre o qual ele governou sabiamente, construindo estradas, aquedutos e muitos edifícios famosos. Ele permanece até hoje o mais famoso e sábio imperador romano de todos eles.
Conclusão
Roma antiga tinha uma história muito rica que viu a ascensão e queda de muitas pessoas famosas que ainda são faladas até hoje. Dos mais loucos dos imperadores e dos mais bravos dos gladiadores aos maiores nomes da filosofia antiga, a Roma antiga nos deu seu quinhão de personalidades dignas de nota. De fato, essa lista provavelmente não faz justiça ao assunto, pois havia muitos outros romanos famosos que poderiam facilmente ter entrado na lista. Mas desde que nós tivemos que escolher somente 10, os romanos supracitados eram certamente figuras proeminentes na história romana.
A influência da Roma Antiga na Cultura e Sociedade Moderna
Explore armaduras romanas antigas e descubra mais sobre a história fascinante da Roma Antiga.