12 Maiores Líderes da Grécia Antiga
A Grécia Antiga tem provavelmente uma das mais ricas histórias culturais de todas as civilizações e viu muitas personalidades e líderes importantes.
Há algum debate sobre o período de tempo exato do período grego antigo. Alguns historiadores dizem que começou durante a idade das trevas e durou até 600 dC, mas há outros historiadores que acreditam que continuou até a morte de Alexandre o Grande em 323 aC, e depois mudou-se para o período helenístico, embora estes dois períodos são geralmente não são considerados distintos um do outro.
A antiga civilização e cultura grega tiveram um enorme impacto no Império Romano e ainda é considerada a fundação da civilização ocidental. Política, arte, educação, arquitetura, linguagem e filosofia são todos considerados os pilares da antiga civilização grega.
A Grécia Antiga tem provavelmente uma das mais ricas histórias culturais de todas as civilizações e viu muitas personalidades e líderes importantes; aqueles que trabalharam duro para construir o legado que conhecemos hoje. Aqui, discutiremos alguns dos grandes líderes que governaram a Grécia durante os tempos antigos:
- 1. Alexandre, o Grande (356 aC-323 aC)
- 2. Péricles (494 aC-429 aC)
- 3. Leônidas, rei de Esparta (540 aC-480 aC)
- 4. Sólon (630 aC-560 aC)
- 5. Cleisthenes (570 aC-508 aC)
- 6. Demóstenes (384 aC-322 aC)
- 7. Draco (650 aC-600 aC)
- 8. Pisístrato latinizado (608 aC-527 aC)
- 9. Cimon (510 aC-450 aC)
- 10. Cassandro (350 aC-297 aC)
- 11. Demétrio l (222 aC-180 aC)
- 12. Cleópatra (69 aC-30 aC)
- Conclusão
1. Alexandre, o Grande (356 aC-323 aC)
Alexandre, o Grande, é famoso por ser um dos maiores generais militares que o mundo já viu. Ele era o filho de Filipe II, o rei da Macedônia. Ele cresceu observando o governo de seu pai e viu Philip desenvolver a Macedônia em uma grande potência militar. Foi dito que ele era extremamente corajoso desde muito jovem; corajoso o suficiente para domar um garanhão selvagem e barulhento com a tenra idade de 12 anos.
Sendo um príncipe, Alexandre teve a sorte de receber sua educação do renomado filósofo grego Aristóteles. Este filósofo plantou a semente da curiosidade, e daí o amor de Alexandre pelo conhecimento cresceu. Ele não era apenas um grande gênio militar, mas excepcional nos campos da ciência, literatura, filosofia e medicina.
O pai de Alexandre foi assassinado quando tinha 20 anos e, nessa idade, subiu ao trono, prometendo seguir os passos de seu pai. Sendo filho de um grande conquistador, Alexandre continuou o legado deixado por seu pai ao conquistar o Império Persa. Depois de muitas campanhas militares bem-sucedidas, ele passou a construir o maior império que o mundo já viu.
Saiba mais sobre Alexandre, o Grande.
2. Péricles (494 aC-429 aC)
Péricles foi um renomado estadista grego. Ele nasceu em Atenas e viveu de 495 a 429 aC. Ele também era orador, político, patrono das artes e renomado general ateniense. Segundo os historiadores, o tempo de Péricles é referido como a Idade de Ouro de Atenas ou a era de Péricles.
Durante o governo de Péricles, ele encorajou as artes, a filosofia, a literatura e a liberdade de expressão. Os cidadãos foram autorizados a se expressar e entrar em qualquer forma de estudo. É por isso que durante seu tempo e sob sua influência, Atenas tornou-se o lar dos maiores artistas, dramaturgos, cientistas, poetas, arquitetos, escultores e filósofos do mundo. Renovados e celebrados dramaturgos como Eurípides, Sófocles, Ésquilo e Aristófanes viveram em Atenas e inventaram o teatro moderno que desfrutamos hoje.
Atenas também foi lar de grandes filósofos como Zeno de Elea, Protágoras e Anaxágoras. Eles também eram os amigos mais próximos de Péricles. A arte era extremamente importante naquela época, e é por isso que escultores como Myron e Phidias estavam em Atenas criando grandes estátuas de mármore e arenito. Sócrates, o “pai da filosofia ocidental”, também viveu em Atenas durante esse período.
A era de Péricles também testemunhou a construção do glorioso Partenon, no qual Atenas é famosa hoje em dia. Sua morte marcou o fim da era de ouro de Atenas, pois não havia ninguém de tal calibre para defender seu legado.
3. Leônidas, rei de Esparta (540 aC-480 aC)
Os historiadores não têm muita informação sobre este corajoso rei de Esparta, mas durante a guerra entre Esparta e os persas, ele foi sem dúvida o rei mais corajoso que a Grécia já viu. Leonidas foi dito ter nascido em 540 aC e morreu em 480 aC.
A coragem que Leonidas mostrou durante a Batalha de Thermophile contra o rei persa, Xerxes, no verão de 480 aC ainda é comemorado. O rei da Pérsia já havia conquistado o norte da Grécia e estava a caminho de capturar o sul, mas Leônidas corajosamente defendeu sua posição, apesar de seu exército de apenas 4.000 soldados não ser páreo para a força persa de 80.000 homens. Eles lutaram até a morte. Uma estátua de Leonidas está em sua terra natal de Esparta para homenagear sua grande coragem.
4. Sólon (630 aC-560 aC)
Sólon foi poeta, político e fundador do governo democrático na Grécia. Ele nasceu em 638 aC e morreu em 558 aC. Solon foi um legislador que foi o primeiro a conceder direitos democráticos aos cidadãos comuns de Atenas. Suas políticas atenienses puseram fim à escravidão solidária e aos maus tratos às pessoas comuns. Durante o seu tempo, não só o nobre mas também os cidadãos comuns receberam o direito à liberdade de expressão.
Em 594 aC, ele foi eleito democraticamente como “arconte” ou governador da antiga Atenas. Ele fez leis e lançou as bases não apenas para o desenvolvimento cultural e militar de Atenas, mas também para sua prosperidade econômica. Embora suas reformas democráticas tenham declinado após sua morte, ele plantou a semente da democracia nas mentes dos atenienses.
5. Cleisthenes (570 aC-508 aC)
Cleisthenes foi o verdadeiro pai da democracia ateniense. Ele era um antigo legislador grego, creditado por ter reconstruído a constituição da antiga Atenas para estabelecer um governo democrático em 508 aC. Ele também era conhecido por suas conquistas no aumento do poder político dos cidadãos atenienses, reduzindo o poder dos nobres. Sendo um membro da classe aristocrática, ele era poderoso e, em 510 aC, os espartanos o apoiaram, derrubaram seu rei e estabeleceram um governo democrático.
Clístenes alcançou tanto com a ajuda das classes médias e dos democratas. Eventualmente, ele passou a fazer novas reformas e concedeu a todos os cidadãos direitos iguais e estabeleceu o “ostracismo”, que era uma forma de banimento temporário da cidade pelo voto popular.
6. Demóstenes (384 aC-322 aC)
Demosthenes era um estadista, orador e uma personalidade política significativa na Grécia antiga. Ele era um orador célebre e, durante sua vida, influenciou muitas pessoas a fim de se opor e derrubar os governantes macedônios.
Ele ficou órfão em uma idade muito jovem e teve que lutar por sua herança que foi tomada à força por seus guardiões. Quando criança, ele sofria de um distúrbio de fala, e ele teve que superar isso antes que ele pudesse se tornar um orador. O primeiro discurso que ele deu foi para condenar seus guardiões por tomarem sua herança.
Mais tarde, ele entrou na política e foi fundamental para impedir que os macedônios conquistassem Atenas até que Alexandre, o Grande, subisse ao trono. Depois disso, Alexandre perseguiu Demóstenes para evitar esse tipo de revolta durante o seu reinado. Um assassino foi enviado depois de Demosthenes, mas ele tirou a própria vida antes de ser capturado.
7. Draco (650 aC-600 aC)
Draco era uma figura extremamente influente no final da Grécia antiga. Ele ainda é conhecido em todo o mundo por seus códigos legais e pelas duras leis que ele estabeleceu. Embora os historiadores não tenham muita informação sobre sua vida primitiva, textos escritos sobre suas leis ainda sobrevivem.
As leis de Draco eram corruptas e favoreciam a clemência para com as classes altas. Suas leis foram amplamente divulgadas em tablets de madeira e mantidas em exibição pública para que todos pudessem lê-las. Isso não era prática comum antes de Draco, pois as leis eram mantidas em sigilo entre as classes aristocráticas e os governantes.
Suas leis eram muito mais duras para a classe desprivilegiada, por exemplo, ele introduziu a pena de morte para roubar vegetais. Se um cidadão de classe baixa devesse dinheiro a um cidadão de classe alta, então o nobre ou o comerciante poderia forçar o cidadão comum a ser escravo até que a dívida fosse paga.
Sua lei sobre o homicídio ainda existe, mas os historiadores não têm certeza da formulação exata. De acordo com essa lei, um assassino tinha que ir para o exílio e até receber a pena de morte, se concordado pelos familiares da vítima.
Os historiadores ainda estão confusos sobre o motivo de sua morte.
8. Pisístrato latinizado (608 aC-527 aC)
O Pisístrato latinizado é conhecido como o governante mais brando da Grécia antiga. Ele era filho de Hipócrates e governou Atenas de aproximadamente 561 aC a 527 aC. Latinizado ainda é conhecido como o governante que favoreceu as classes mais baixas atenienses e foi excepcionalmente atencioso para com eles. Durante seu reinado, os aristocratas e nobres da classe alta também tiveram que responder a ele, e ele reduziu um número considerável de seus privilégios e direitos. O Pisístrato latinizado também apreendeu suas terras e as entregou às classes menos favorecidas. Pisístrato estabeleceu os jogos Panatenaicos e tentou produzir versões definitivas dos épicos escritos por Homero.
9. Cimon (510 aC-450 aC)
Cimon era um general e declaração ateniense nascido em 449 aC. Ele era o filho de Miltiades. Ele lutou ao lado de Aristides e enviou sua frota para resgatar as cidades gregas asiáticas dos invasores persas. Durante o seu reinado, ele conquistou a Ásia Menor e venceu as forças marítimas e terrestres persas em 486 aC. Após a morte de Aristide, ele se tornou o principal estadista do partido aristocrata e pró-espartano depois de Temístocles. Segundo os historiadores, ele foi enviado para o exílio mais tarde em sua vida e foi chamado em 451 aC para fazer um tratado de paz com Esparta.
10. Cassandro (350 aC-297 aC)
A história do governo de Cassander é provavelmente uma das mais sangrentas da história da Grécia antiga. Ele foi um importante protagonista durante as Guerras dos Diadochi e travou uma sangrenta guerra contra o general macedônio, Polyperchon. Depois de vencer a guerra, ele assumiu o poder supremo sobre a Grécia e a Macedônia.
Cassandro estava envolvido em outras rixas de sangue, como a da mãe de Alexandre, Olympia. Durante esta guerra, ela colocou Filipe III, meio-irmão de Alexandre, e muitos mais até a morte. Mais tarde, Cassandro lutou contra ela e venceu a batalha em 316 aC. Cassandro se casou com a meia-irmão de Alexandre para obter uma forte reivindicação ao trono e depois assassinou a viúva e o filho de Alexandre.
11. Demétrio l (222 aC-180 aC)
Demétrio e Cassandro tinham uma história intrincada e interconectada. Demétrio era um comandante capaz no exército de seu pai Antígono. Ele lutou e derrotou Cassandro uma vez, mas Demétrio foi derrotado em Gaza em 312 aC. Demétrio lutou contra Cassandro e expulsou-o de Atenas, mas Cassandro mais tarde aliou-se a Seleuco e Lisímaco e derrotou Demétrio e Antígono na Batalha de Ipus em 301 aC, durante a qual Antígono foi morto. Depois disso, Demétrio reconciliou-se com Seleuco e assassinou seus inimigos e os filhos de Cassandro quando sucedeu ao trono de Atenas em 294 aC.
12. Cleópatra (69 aC-30 aC)
Segundo os historiadores, Cleópatra não era apenas bonita, mas também uma das governantes mais poderosas e mais impiedosas da Grécia e do Egito. Seu reinado veio de Alexandre, o Grande, durante o período helenístico da Grécia antiga. A história diz que Cleópatra sucedeu o trono após a morte do marido. Ela se casou com dois de seus irmãos para manter o trono para si e seu filho, e ela supostamente assassinou seus outros dois irmãos para impedi-los de desafiá-la. Ela era uma das líderes mais brilhantes, astutas, poderosas e talentosas da Grécia antiga. Sendo uma mulher na sociedade dominada pelos homens da Grécia antiga, ela só foi capaz de manter o trono através de táticas extremas e regras inteligentes.
Saiba mais sobre Cleópatra.
Conclusão
Embora esses não sejam os únicos líderes influentes da Grécia antiga, eles tiveram um impacto significativo na história dessa grande nação. Existem vários outros líderes políticos e militares da Grécia que também influenciaram a civilização grega como a conhecemos hoje.
Se você está interessado em explorar mais sobre a rica história da Grécia Antiga, considere adquirir alguns itens relacionados a essa fascinante cultura, como arte grega ou esculturas gregas.